Treinamento “Se liga que é fraude” é realizado no Procon Goiás
O Procon Goiás, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, foi anfitrião, nesta quinta-feira (07/11), do lançamento da cartilha “Se liga que é fraude” na região Centro-Oeste do Brasil. A iniciativa da operadora de telefonia TIM nasceu com o objetivo de compartilhar como ocorrem os principais golpes aplicados contra clientes de telefonia e como evitá-los. Participaram do evento servidores do Procon Goiás e representantes dos Procons municipais, OAB Goiás e Assembleia Legislativa.
O material traz temas como spoofing (quando os fraudadores utilizam programas para mascarar o número de origem das chamadas e mensagens para driblar a rejeição das ligações), golpes por SMS e whatsapp, além de dicas sobre como proteger o smartphone e orientações para serem seguidas em caso de roubo, furto ou perda do celular.
“A educação é a nossa maior aliada na prevenção a fraudes. Ao capacitar os usuários, estamos não apenas protegendo indivíduos, mas também suas famílias e amigos. A cartilha está disponível em versões impressa e online no site da TIM e cobre temas muito relevantes” explica Liliam Lopes, Gerente de Relacionamento com Procons na TIM Brasil.
O Superintendente do Procon Estadual de Goiás, Marquinho Palmerston, destaca a relevância da iniciativa para proteção dos consumidores do Estado. “Sabemos que, atualmente, as fraudes estão cada vez mais sofisticadas e podem atingir qualquer um. Por isso, recebemos com grande satisfação a iniciativa da TIM e esperamos que todos aproveitem ao máximo o conteúdo desta cartilha. Vamos nos unir para combater as fraudes e proteger nossos consumidores”, alerta Palmerston.
A cartilha está disponível em versões impressa e online no site da TIM. A versão online será constantemente atualizada, garantindo que os consumidores tenham acesso às informações mais recentes sobre fraudes e formas de prevenção. O documento está disponível neste link.