Em operação conjunta, Procon Goiás interdita açougue por estocar carnes e produtos de maneira irregular
Um açougue localizado no Jardim Curitiba, em Goiânia, foi interditado após operação conjunta do Procon Goiás, Agrodefesa e Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon). A ação, que ocorreu nesta quinta-feira (17/10), teve origem após denúncia. O estabelecimento mantinha em estoque produtos impróprios ao uso e consumo. Durante a operação, os fiscais flagraram carnes que, mesmo armazenadas em freezer, apresentavam forte odor. Além disso, os freezers estavam em um ambiente sujo junto a embalagens de amaciante, produtos de limpeza e óleos veiculares.
Havia um depósito que continha gordura de porco armazenada em garrafas pet sem indicação de fabricação, validade ou origem. No mesmo espaço, embalagens de agrotóxico e ração animal. Os agentes flagraram também cordas, machados e outros equipamentos que dão indícios de que o corte do gado é feito no local, o que leva a crer que o açougue lida com animais de origem clandestina.
Os fiscais da Agrodefesa apreenderam cerca de 80 quilos de produtos, entre gordura de porco, carnes e linguiças, pois estavam em desacordo com as normas regulamentares dos órgãos competentes.
O local foi interditado cautelarmente, teve suas atividades suspensas e só voltará a funcionar após nova inspeção dos fiscais do Procon Goiás apontarem que as irregularidades foram solucionadas. O proprietário, além das sanções administrativas, poderá responder por crime contra as relações de consumo.
O consumidor que quiser fazer denúncia, os canais do Procon Goiás são o telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). A reclamação pode ser feita ainda pelo Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).