Ranking de reclamações: banco e operadoras de telefonia estão no topo das mais reclamadas de setembro
O Procon Goiás traz o ranking dos atendimentos realizados em setembro deste ano. Os dados são do Proconsumidor (referente a atendimentos presenciais) e do Procon Web (referente a atendimentos registrados pela internet). No Proconsumidor, o ranking contou com o Banco Bradesco em primeiro lugar em reclamações e, em seguida, as operadoras de telefonia Oi e Tim. O Bradesco obteve 59 reclamações. Em segundo lugar, está a Oi, com 47 reclamações e, em terceiro, está a Tim, com 43 reclamações.
Quanto aos principais problemas que foram motivo das reclamações estão: em primeiro lugar, cobrança por serviço, produto não contratado, não reconhecido ou não solicitado (310 registros); em segundo, cobrança indevida, abusiva para alterar ou cancelar o contrato (249 registros) e, em terceiro, oferta não cumprida, serviço não fornecido, venda enganosa ou publicidade enganosa (169 registros).
Já no Procon Web, a liderança fica com a Claro, com 67 reclamações. Em segundo lugar no ranking está a Vivo, com 64 reclamações e, em terceiro, está a Tim, com 41 reclamações. Através dos dados das plataformas, o consumidor pode se informar acerca da quantidade de reclamações de cada empresa e, caso tenha problemas com alguma das ranqueadas, pode entrar em contato com o Procon para resolver sua pendência.
O Procon Goiás está à disposição do consumidor para recebimento de denúncias e reclamações. Os canais de atendimento são: o telefone 151 (Goiânia) ou o (62) 3201-7124 (interior), além do canal virtual, pelo site do Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br). O consumidor também pode realizar reclamações presencialmente na sede do órgão, localizada na Rua 8, no Centro de Goiânia.