Procon Goiás alerta para prática abusiva de operadoras de telefonia móvel

Procon Goiás alerta para prática abusiva de operadoras de telefonia móvel

Empresas ameaçam cancelar pacotes de dados se planos mais caros não forem contratados

Goiânia, 2 de dezembro de 2020 – Nos últimos dias, o Procon Goiás tem registrado várias reclamações de consumidores que relatam ter recebido ligações de atendentes de empresas de telefonia móvel que comunicam a eles que seus planos de celular serão cancelados, se não for feita a contratação de novos pacotes de dados – de maior capacidade e , portanto, mais caros.

De acordo com o superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, tal prática é considerada abusiva e fere os artigos 37 e 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Segundo o parágrafo 1º do Artigo 37, “ É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços”.

Conforme o Artigo 39, é vedado ao fornecedor “enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço”. Também é proibido “prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços”.

Vale destacar que os idosos, que são vítimas desse tipo de assédio com maior frequência, são considerados hipervulneráveis, por serem mais susceptíveis a fraudes e práticas abusivas.

Consumidores que receberam essas ligações podem fazer a denúncia pelo 151 e quem, porventura, já tiver contratado o plano, poderá registrar a reclamação no Consumidor.gov (www.consumidor.gov.br) ou Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).

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