Procon Goiás divulga rankings de atendimentos e reclamações de Maio/2019
O Procon Goiás divulga, nesta segunda-feira (03/06), o ranking das 50 empresas que tiveram o maior número de reclamações registradas junto ao órgão durante o mês de Maio/2019. A divulgação é mais um serviço prestado pelo Procon Goiás e objetiva dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.
A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada “Ranking Geral”, é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.
A segunda, denominada “Ranking de Processos Instaurados”, é composta SOMENTE pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais. (Nota: no total do conglomerado Claro S/A é agregado os totais de telefonia móvel, TV por Assinatura (NET) e telefonia fixa). Percebe-se que a companhia aérea Avianca e suas solidárias lideraram o ranking de processos, devido aos transtornos causados pelo pedido de recuperação judicial da mesma.
Com a publicação mensal dos ranking’s, o órgão quer fazer com que os consumidores avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa. A partir dos dados é possível levar ao conhecimento de todos quantos atendimentos, quantas reclamações (processos) e qual a representatividade disto na estatística do órgão.
Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada.
Dany Razzouk
Coordenação Estadual do Sindec