Procon Goiás desenvolve workshop em parceria com MP-GO sobre criação e estruturação de Procons Municipais
A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Goiás) realizou na manhã desta sexta-feira (23) o Workshop Criação e Estruturação de Procons Municipais, em parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) do Consumidor e Terceiro Setor, sob a coordenação da Escola Superior do Ministério Público de Goiás (MPGO).
O workshop teve como público alvo membros e servidores do MPGO, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios do Estado de Goiás e de entidades de defesa do consumidor. Participaram do evento agentes políticos e servidores de mais de 17 municípios goianos.
Procon Goiás
A superintendente do Procon Goiás, Darlene Costa Azevedo Araújo, ministrou a palestra “Criação e Estruturação de Procons Municipais” e orientou os participantes sobre os primeiros passos para a criação de uma unidade do Procon municipal.
Segundo a superintendente, dentre as decisões a serem tomadas, é necessário decidir se o órgão será vinculado a uma secretaria ou se este terá mais autonomia, atuando como autarquia.
Em seguida, o Poder Executivo deve desenvolver um projeto de lei estabelecendo a criação do órgão e prevendo o Fundo Municipal da Defesa do
Consumidor. Segundo o promotor de justiça, Rômulo Corrêa, coordenador do CAO do Consumidor e Terceiro Setor, a falta de fiscalização e punição às empresas resulta em medidas abusivas no mercado e desestimula os estabelecimentos a melhorarem seus serviços e produtos.
Ao ser instituído um órgão municipal em defesa do consumidor, passa a ser possível a resolução dos conflitos de forma mais rápida, sendo dispensada a burocracia dos processos judiciais. Dessa forma as empresas passam a compreender a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
O objetivo do curso era orientar os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo dos respectivos municípios sobre as vantagens de criar Procons municipais, que têm como uma das principais funções a mediação e fiscalização dos conflitos existentes nas relações de consumo dos cidadãos
Assessoria de Imprensa do Procon Goiás
(62) 3201-7134