1ª Simpósio em Comemoração aos 35 anos do CDC aborda sobre as inovações do mercado consumeirista

Nesta segunda, 29, o Procon Goiás realizou o 1ª Simpósio em Comemoração aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor. Em parceria com a Comissão do Direito do Consumidor da Assembleia Legislativa de Goiás, o evento foi realizado no auditório Francisco Gedda da Alego.

Durante a solenidade de abertura, o superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, reforçou a importância de atualizar sobre o mercado consumeirista. “Nós como Procon Goiás, temos que nos capacitar cada vez sobre as relações de consumo. Costumo dizer que o conhecimento nunca é demais, precisamos nos capacitar cada vez mais.”

Ele abordou também sobre a importância do Procon Goiás em garantir a expansão dos direitos do consumidor. “Nosso objetivo é auxiliar e orientar os consumidores sobre as diretrizes da relação de consumo. Nós criamos o colegiado do Procon Goiás, em conjunto com os Procon’s municipais para debater as demandas do mercado goiano.”, explica o superintendente do Procon Goiás.

Dando início ao circuito de palestras, a promotora de justiça da 3ª Promotoria de Justiça, Drª Camila Mendonça abordou sobre “Direitos e Proteção e Adolescente no Mercado de Consumo”. Ela enfatizou sobre a o papel da criança e do adolescente nas relações de consumo e a influência da publicidade e propaganda como fator persuasivo no consumismo deste público.

Com o tema “Inteligência Artificial e o Mercado de Consumo.”, o gerente de internacionalização de empreendimentos inovadores da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás, Tiago Zancope relatou sobre a tecnologia como facilitadora e influenciadora para a prática consumista.

Outros convidados

Jordana Lamounier, vice-presidente da Comissão em Defesa dos Direito dos Consumidores da OAB-GO, advogada e especialista em direito do consumidor abordou sobre  “O Novo Perfil de Consumidores e desafios de sustentabilidade no mercado de consumo”. Ela reforçou sobre a mudança de comportamento do consumidor mediante a transformações do mercado.

Finalizando as atividades do dia, a economista e chefe de gabinete da secretaria da retomada, Suellen Couto explica sobre o surgimento dos jogos de azar ao longo do tempo, em especial, sobre as bets, que são uma das maiores responsáveis pela inadimplência brasileira. Ela enfatizou ainda que o perfil dos apostadores, em sua maioria, é formado por pessoas de baixa renda e em situação vulnerabilidade, que se sentem atraídas pela possibilidade de garantir uma renda extra.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo