Parques Tecnológicos

Parques Tecnológicos 

Parques tecnológicos são complexos de caráter científico e tecnológico cuja função é promover a cultura da inovação e da competitividade industrial e gerar desenvolvimento econômico e social, reunindo as cinco hélices da inovação (governo, academia, setor produtivo, sociedade e sustentabilidade).

Esse modelo de arranjo se encontra na base produtiva dos países desenvolvidos e se consolida como importante caminho para regionalizar e descentralizar o desenvolvimento econômico e social em Goiás, fomentando o conhecimento e gerando emprego de alto impacto e renda.

Ações do Governo de Goiás para Parques Tecnológicos

A Sedi realizou parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para promover políticas públicas e apoiar programas de desenvolvimento econômico, por meio dos ecossistemas de inovação. A cooperação é denominada Prodoc e tem como objetivo criar condições institucionais, técnicas e metodológicas para contribuir com dois projetos prioritários do PPA 2020-2023. O objetivo é promover a cultura da inovação, produtividade, competitividade e capacidade empresarial, com vistas a incrementar tecnologia nas cadeias produtivas e transformar arranjos produtivos, descentralizando o desenvolvimento econômico e gerando empregos de alto impacto e renda. As atividades do Prodoc fomentam os processos organizacionais,  gerenciais e técnico-operacionais, fundamentam decisões sobre políticas públicas, ambiente normativo favorável e programas de incentivo à inovação, às empresas de base tecnológica, às instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, incluindo a concepção e validação de novas metodologias e técnicas de apoio, intercâmbio de experiências e informações, fortalecendo os ecossistemas de inovação, com atenção às cinco hélices da inovação (governo, academia, setor produtivo, sociedade e sustentabilidade).

Programa Goiano de Parques Tecnológicos – PGTec

Por intermédio do PGTec, o Governo de Goiás apoia a implementação e desenvolvimento dos Parques Tecnológicos, com incentivos fiscais, celebração de convênios e outros instrumentos jurídicos, visando consolidar núcleos administrativos, incubadoras e aceleradoras de empresas ou outro mecanismo de promoção e apoio à geração de novos empreendimentos inovadores.

 Credenciamento dos parques tecnológicos no PGTec:

● Parque Científico-Tecnológico Samambaia – PTS

Universidade Federal de Goiás – UFG – Goiânia

Situação: Credenciado

● Parque Tecnológico JataíTech

Universidade Federal de Jataí – UFJ – Jataí

Situação: Credenciado

 

● Parque Científico-Tecnológico TECNOIF

Instituto Federal Goiano – IFGoiano – Rio Verde

Situação: Credenciado

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo