Programa Sukatech

O Sukatech

O Sukatech é um programa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, e gerido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, que tem em sua concepção ações que aliam sustentabilidade e desenvolvimento social.

Por meio do programa, o governo do estado mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) que recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

O Sukatech ainda realiza a capacitação de jovens e adultos na área de tecnologia. Durante os cursos de informática básica, manutenção de computadores e robótica, eles aprendem de maneira prática, utilizando os resíduos eletroeletrônicos. Depois, os eletrônicos recondicionados são doados a entidades filantrópicas ou públicas.

Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt
Rua BF-25, esquina com Avenida JC-15, Bairro Floresta, Goiânia.

INSCRIÇÕES CURSOS

Informática básica: 60 vagas (20 manhã, 20 tarde e 20 noite)
Manutenção de computadores: 60 vagas (20 manhã, 20 tarde e 20 noite)
Robótica: 45 vagas (15 manhã, 15 tarde e 15 noite)

Idade: a partir de 12 anos;

Horários dos cursos:
Matutino das 08h30 às 11h30;
Vespertino das 14h às 17h;
Noturno das 18h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas:
Pessoalmente na unidade da Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt (Rua BF – 25, esquina com Av JC – 15, Bairro Floresta/Goiânia);
Via Whatsapp  (62) 4141-9800 ou acesse: https://abre.go.gov.br/sukatech

O que pode ser descartado?

Poderão ser descartados notebooks, impressoras, eletrônicos de escritório, eletrônicos de pequeno porte, tablets e celulares, acessórios de informática, câmeras, cabos e carregadores, fones de ouvido, eletroportáteis, ferramentas elétricas e muitos outros.

Veja o que pode ser descartado 

Destinação dos bens recondicionados:

Todo material recolhido será encaminhado ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). O que não pode ser reaproveitado ou recondicionado terá sua destinação correta, por meio do envio a parceiros cadastrados. Os equipamentos que podem ser reaproveitados, como por exemplo os computadores, depois de recondicionados, poderão ser doados à população considerada em situação de vulnerabilidade, órgãos e escolas públicas estaduais, bibliotecas e instituições de iniciativas de inclusão digital e social.

AGENDE O SEU DESCARTE:

Governo de Goiás

Fluxo processual para agendamento

Lista de documentos: 

Setor Privado

Agende o seu descarte aqui

Política governamental

O Governo de Goiás tem se preocupado com os princípios para o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade dos processos produtivos. Visto que a falta de destinação adequada dos resíduos eletroeletrônicos gera toneladas de monitores, televisores, computadores e seus derivados em .

Em 2010, foi promulgada a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa lei compartilha a responsabilidade da destinação correta desses resíduos com os fabricantes, distribuidores, varejistas e com o consumidor. Dessa forma, se faz necessário à idealização e a implementação de política pública voltada ao descarte correto de resíduos, reduzindo o espaço ocioso ocupado em prédios institucionais.

Conforme regulamentado pelo Decreto 9.718/2020, do Governo de Goiás, determina que a administração pública estadual, direta, autárquica e fundacional tem a responsabilidade e a incumbência de comunicar ao órgão administrador do Programa Sukatech a existência de equipamentos de informática e eletroeletrônicos classificados como ociosos, recuperáveis, antieconômicos ou irrecuperáveis, sendo um instrumento fundamental para implementação de políticas públicas de recondicionamento e economia circular.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo