Ecossistema de Inovação

“As ideias vêm de todos os lugares e é importante
criar um ambiente para que prosperem” – Brad Feld

Um ecossistema de inovação é formado a partir da colaboração de um conjunto de atores e mecanismos de estímulo à cooperação, como instituições de ciência e tecnologia, empreendedores, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, associações e ambientes de inovação de todos os tipos. Esses locais são o ponto focal para a criação de programas e promoção de novos talentos, palestras e encontros, rodadas de negócio, novas ideias e projetos.

GUIA DO MARCO LEGAL DA INOVAÇÃO

Foi sancionada pelo governador a Lei Estadual nº 21.615, de 7 de novembro de 2022, que institui o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). A lei estabelece medidas de incentivo à ciência, à tecnologia e à inovação para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Goiás.

O seu objetivo é atualizar a legislação estadual de acordo com as recentes alterações ocorridas na legislação federal. Conhecer os preceitos do marco legal permite aos atores do ecossistema se beneficiarem das grandes oportunidades que ele oferece, tanto para o mercado quanto para o sistema de inovação como um todo. No entanto, para que o marco fosse instituído em nosso Estado, um longo caminho foi percorrido. Por isso, preparamos uma síntese dessa trajetória, assim como os pontos mais importantes do marco legal, para que você possa entender como ele vai funcionar em nosso ecossistema e como nós podemos nos beneficiar dele.

Clique e saiba mais:

MAPEAMENTO DO ECOSSISTEMA

Em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está atuando junto à Sedi no mapeamento do ecossistema goiano de inovação tecnológica. Está sendo realizada uma análise, identificação, correlações entre seus agentes e atores a fim de identificar oportunidades e produzir para uma proposta de objetivos e resultados-chave a serem alcançados por cada segmento identificado. As iniciativas de apoio aos empreendimentos inovadores de Goiás identificadas estarão envolvidas no processo em algum momento.

Acesse:

Mapeamento do Ecossistema Goiano de Inovação 

Ecossistemas de Inovação Região de Anápolis, Goiânia e Região Metropolitana (2019)

Relatório de diagnóstico da maturidade do sistema local de inovação de Goiás – Prévia

Análises de Mercado Comércio Exterior – Relações Bilaterais

Análises de Mercado Comércio Exterior – Complexos Fármaco / Milho / Frutas

Participe do maior banco de dados de Startups de Goiás

Queremos conhecer sua startup! Não fiquei fora do radar e esteja presente nesta rede de desenvolvimento de Startups goianas. Cadastre a sua ou mantenha seus dados atualizados, clique aqui.

Fomentando um Ecossistema Próspero

Em 2014, a UP Global, organização internacional que promove comunidades empreendedoras, produziu um guia chamado “Fostering a Startup and Innovation Ecosystem” (Fomentando um Ecossistema de Startup e Inovação, em tradução livre) trazendo os cinco pilares para encorajar o desenvolvimento de um ecossistema de inovação. São eles:

Talento

Poder contar com diversos talentos é essencial para apoiar o crescimento dos negócios.

Por meio das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o Governo de Goiás investe em capital humano para construir e manter uma força de trabalho não apenas com as habilidades que as startups buscam, mas também para desenvolver negócios e inovar para o futuro.

Densidade

Inovação acontece com o cruzamento de grandes mentes. Aumentando a densidade de pensadores e empreendedores talentosos, é possível elevar drasticamente o potencial de empreendimentos de sucesso.

Cultura

Cultura é um ativo crítico de um cluster de inovação.

Goiás apoia eventos de inovação como a Campus Party, Hackathons e Startup Weekends, a destacar os empreendedores como modelos de habilidades empreendedoras e a promover postos de trabalho para startups e a comunicação público-privada.

Capital

Tanto para as empresas que estão começando quanto para quem tenta obter escala, o financiamento é fundamental. O capital inteligente pode realmente fazer a diferença para as novas empresas e investidores experientes ajudam os fundadores como mentores ao longo de sua jornada.

Por meio da Fapeg e da GoiásFomento, o Governo do Estado fomenta e disponibiliza recursos para a fundação e aceleração de startups no Estado.

Ambiente regulatório

Governos têm um papel a desempenhar na criação de um ambiente regulatório de apoio para empresários e investidores.

Goiás avança nessa área ao regulamentar o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Decreto 9.506/2019. O Estado também já tem instituído o Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTec) e está promovendo a revisão do arcabouço legal a fim de criar um ambiente regulatório favorável em todo Estado.

Embaixadores da Inovação

Desenvolver ecossistemas não é uma atividade de uma pessoa só. Geralmente, os esforços são puxados por um grupo pequeno de pessoas, mas é um comportamento que, quando constante, consegue atrair muito mais gente.

O projeto Embaixadores da Inovação visa identificar, selecionar e capacitar pessoas que já são ou se tornarão líderes de comunidade para serem um hub humano de conexão do ecossistema em diversas regiões do Estado.

Os principais objetivos do projeto são:

  • Capacitar e apoiar líderes de comunidade para promover ações e eventos de inovação tecnológica em sua cidade e região;
  • Fortalecer a comunicação entre o ecossistema e Estado;
  • Criar uma rede de suporte para os projetos inovadores em atividade;
  • Mapear organizações, pessoas, empresas que queiram fomentar o empreendedorismo e as startups locais.
  • Mais informações sobre o credenciamento e atuação de Embaixadores pelo embaixadoresdainovacao.go.gov.br.

Mentores da Inovação

Em toda jornada empreendedora, ter alguém com visão de mercado ou um especialista técnico com intenção genuína de ajudar e contribuir com o desenvolvimento das pessoas faz muita diferença para o sucesso do negócio.

Por meio de um edital de fluxo contínuo, especialistas de todas as áreas de conhecimento irão se identificar (ou serem indicados) para compor um time de experts dedicados ao ecossistema goiano de inovação, possibilitando o desenvolvimento de novas ideias e empresas que resultarão na geração de mais empregos e renda.

Por que ser um mentor?

  • Aquisição de novos conhecimentos, contatos e ferramentas de trabalho
  • Proporcionar à empreendedores o acesso à profissionais experientes para o desenvolvimento de sua startup;
  • Possibilidade de ter novas experiências profissionais;
  • Ampliação da visão de empreendedorismo e inovação;
  • Expansão das relações sociais;
  • Oportunidade de encontrar potenciais novos fornecedores, parceiros, talentos, investidores, e outros.

Maiores informações, credenciamento de mentores e pedido de mentorias em mentoresdainovacao.go.gov.br.

Hub Goiás

A fim de apoiar o desenvolvimento do ecossistema goiano de inovação tecnológica, Goiás terá um Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador. O objetivo é promover a conexão da academia com grandes empresas, apoiar startups e difundir a cultura de inovação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo