Tailandeses intensificam relações diplomáticas e comerciais com Goiás


Vinda dos representantes do país asiático é resultado da visita que integrantes do Governo de Goiás realizaram ao país em maio 

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, recepcionou na tarde desta terça-feira (09/06) comitiva formada por representantes da Embaixada e do governo da Tailândia. O objetivo da visita dos tailandeses a Goiás é o estreitamento das relações diplomáticas e comerciais com o estado de Goiás. 

A delegação estava acompanhada por executivos especialistas no mercado de produtos industrializados – dentro dos critérios religiosos e legais muçulmanos, denominados Halal – e de representantes da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras). 

A vinda dos integrantes do país asiático é também resultado da visita que representantes do Governo de Goiás – liderados pelo superintendente executivo de Comércio Exterior, William O’Dwyer – realizaram à Tailândia em maio passado, onde tiveram, entre vários compromissos, a participação na segunda maior feira de alimentos da Ásia, a Thaifee. 

“O Governo de Goiás vislumbrou, nesta missão que foi feita à Tailândia, uma grande oportunidade de expansão de mercado para nossos produtos, especialmente para carnes, grãos, couros, e agora esse mercado Halal, que desponta como promessa de bons negócios e para o qual já desenvolvemos padrões de industrialização dentro dos critérios exigidos pelos tailandeses”, afirmou José Eliton. 

Embora a exportação goiana dos produtos Halal para a Tailândia ainda seja tímida, a visita da comitiva a indústrias de carnes e aves localizadas em Goiânia e em Pires do Rio tem como objetivo a divulgação e promoção de outras unidades goianas aptas para esse mercado, como laticínios, cosméticos e produtos farmacêuticos e químicos. 

Os representantes tailandeses elogiaram a qualidade dos produtos com certificado Halal fabricados em Goiás e no Brasil e demonstraram interesse no intercâmbio científico com Goiás. De acordo com o gestor da Halal Brasil, Dib Ahmad El Tarras, 140 indústrias brasileiras já se encontram certificadas com o padrão Halal. “Este número tende a aumentar, pois o consumo não se limita a alimentos, mas também produtos para tratamentos estéticos, de saúde e orgânicos”, acrescentou. 

Intercâmbio cultural e científico 

O vice-governador e titular da SED, José Eliton, sugeriu que os tailandeses estendam sua visita à Universidade Estadual de Goiás (UEG), buscando a consolidação do intercâmbio cultural e científico sinalizado pelos visitantes. “Podemos aprimorar a produção com foco no padrão Halal, à medida que estabelecermos intercâmbios que interessem à Tailândia e ao estado de Goiás”, sintetizou. 

A Tailândia é parceira comercial de Goiás, que importa grande volume de autopeças daquele país, entre outros produtos. Em contrapartida, o mercado muçulmano encontra-se em franca expansão no Brasil, que já soma uma população de um milhão de refugiados e imigrantes de países como Síria, Iraque e outros, que também demandam o consumo cada vez maior de produtos Halal.

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo