SIC vence prêmio de Melhor Projeto do Ano 2025 com a plataforma Recicla GO

Iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços moderniza a logística reversa no Estado e se destaca pela inovação e impacto ambiental

A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) foi a vencedora do prêmio Melhor Projeto do Ano 2025, concedido pelo PMI Goiás, com o projeto Recicla GO, uma plataforma digital inovadora que moderniza e monitora a logística reversa de embalagens no Estado de Goiás.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9/10), durante a realização do 18º Seminário de Gestão, Projetos e Liderança (SGPL), no Hotel San Marino, em Goiânia.

Promovida pelo PMI Goiás, que abrange os estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, a premiação reconhece iniciativas de excelência em gerenciamento de projetos, com alto grau de inovação e impacto público. A SIC foi a única instituição do Governo de Goiás entre os cinco finalistas.

Ferramenta tecnológica e sustentabilidade

O Recicla GO foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da SIC, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e os demais órgãos que integram o Comitê de Logística Reversa, criado em abril de 2023.

A plataforma substitui o antigo sistema SISREV e garante o cumprimento do Decreto nº 10.255/2023, integrando empresas, entidades gestoras, operadores logísticos e órgãos de fiscalização. Entre suas funcionalidades estão automação de planos logísticos, geração de relatórios, painéis interativos (dashboards), business intelligence (BI) e emissão de comprovantes.

Os resultados do Recicla GO já impactam positivamente a política ambiental do Estado: em 2024, a meta de reciclagem de 22% foi superada em todos os tipos de materiais, vidro (25,90%), plástico (29,64%), papel (41,29%) e metal (36,25%). A solução fortalece a transparência, a rastreabilidade dos dados e a tomada de decisões com base em indicadores.

Reconhecimento à gestão pública inovadora

O projeto foi apresentado na etapa final do prêmio pelo gerente de Tecnologia da SIC, Rafael Parreira, e contou com a presença de autoridades como o superintendente de Desenvolvimento Regional, Marcos Sussumo Andrade, além de outros servidores que representaram a Secretaria no evento.

Segundo o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna Braga Filho, a conquista é fruto da dedicação de toda a equipe. “A premiação é o resultado da soma de esforços e do comprometimento dos profissionais envolvidos no projeto. O Recicla GO foi criado para incentivar, facilitar e potencializar a atuação dos entes interessados na defesa e implantação de melhores práticas para o tratamento de resíduos, por meio da criação, acompanhamento e fiscalização dos Planos de Logística Reversa”, destacou o secretário.

O superintendente Marcos Sussumo também comemorou a conquista. “É com grande alegria que recebemos esse prêmio. Ele é fruto de um trabalho comprometido, que já tem trazido excelentes resultados para o Estado de Goiás.”

Projeção nacional

Com o reconhecimento regional, o Recicla GO agora representará Goiás no Congresso Brasileiro de Gestão de Projetos e Liderança (CBGPL), que será realizado em 2026, na cidade de Gramado (RS).

A indicação reforça o protagonismo da SIC na modernização da gestão pública e no uso de tecnologia voltada à sustentabilidade e à governança. A conquista também consolida a visibilidade da Secretaria na comunidade de gerenciamento de projetos, evidenciando a capacidade do setor público de entregar soluções inovadoras e com resultados mensuráveis para a sociedade.

Fotos: Divulgação/SIC

Legenda: SIC vence prêmio de Melhor Projeto do Ano 2025 com a plataforma Recicla GO.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo