SIC realiza Dia Rosa em celebração ao Outubro Rosa 2023

No dia (10/10), os servidores da Pasta usarão vestimenta rosa em alusão à data; objetivo é envolver os colaboradores e enfatizar a importância da campanha

A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) realiza, na terça-feira (10/10), o Dia Rosa, em celebração ao Outubro Rosa, campanha mundial que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980. Desta forma, convida todos os colaboradores a vestirem uma peça rosa no dia 10 de outubro. Na ocasião será feito um registro fotográfico com toda a equipe.

Ação interna, o Dia Rosa tem como objetivo conscientizar e alertar os colaboradores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de outros tipos da doença que atingem as mulheres. 

“É uma forma de envolvermos os servidores e, ao mesmo, enfatizarmos a importância do Outubro Rosa, que é uma ação global e essencial para que todos conheçam as formas de prevenção e a importância de exames regulares”, frisa o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Brasil
No Brasil, as primeiras ações foram realizadas em 2008, quando empresas dos mais variados setores passaram a elaborar campanhas para orientar tanto profissionais do seu time quanto o seu público. Nesse sentido, as ações internas também passaram a ganhar força, com estratégias que geram engajamento nas pessoas em relação à causa.

Seja com a campanha do Outubro Rosa, seja com outras ações implementadas que integrem o time com a causa, esse tipo de estratégia permite uma conscientização do cuidado com a saúde. 

A campanha tem o potencial de trazer mais engajamento, reduzir os níveis de estresse, além de humanizar as ações promovidas tanto pelos Recursos Humanos quanto pela empresa de forma geral.

Exames

Autoexame
O autoexame das mamas pode e deve ser feito mensalmente por todas as mulheres acima de 18 anos e até os 69, já que é durante essa fase em que a mulher está mais suscetível ao câncer de mama.

Para realizar o autoexame, caso você esteja na menopausa, escolha um dia fixo do mês para repetir o exame, como por exemplo todo dia 10. Caso você ainda tenha seu ciclo normalmente, o autoexame deve ser feito 5 dias depois do primeiro dia da menstruação.

No dia do autoexame você deve ficar sem camiseta e sem sutiã em frente ao espelho e analisar a aparência dos seios com as mãos ao lado do corpo. Verifique se ele está com coloração ou manchas diferentes, tamanhos anormais, aspecto diferente na pele que lembra casca de laranja ou se está avermelhado.

Mamografia
A mamografia é o exame mais conhecido para diagnóstico de câncer de mama, e deve ser realizado uma vez ao ano por mulheres acima de 40 anos, ou de acordo com a solicitação do médico baseada no histórico da paciente. A mamografia é capaz de detectar tumores menores de 1 cm, o que auxilia na hora do diagnóstico precoce, especialmente porque quando muito pequeno, ele normalmente não causa sintoma de câncer de mama nem consegue ser sentido no autoexame.

O exame tem duração média de 15 minutos e é feito digitalmente por meio de um aparelho que exerce uma leve pressão na mama. A recomendação é que a paciente não use cremes, talcos ou desodorantes no dia da realização do exame para não causar interferências nos resultados.

Ultrassom da mama
O ultrassom da mama é muito usado para confirmar alterações presentes na mamografia, e quase nunca é usado sozinho como primeiro exame indicado pelo médico. Porém, o especialista pode indicar esse tipo de exame caso a mama da paciente seja muito grande e firme e houver a presença de casos de câncer de mama na família. Isso porque, em mamas muito grandes, nem sempre a mamografia sozinha consegue captar os nódulos, sendo necessário usar o ultrassom como complemento.

Card: Samuel Peregrino

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo