SIC participa do lançamento oficial das obras do ITEC e do Polo Industrial de Águas Lindas

Projeto internacional entre Brasil e China marca novo capítulo para a industrialização e o desenvolvimento econômico do Entorno do Distrito Federal
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), participou, nesse sábado (21/06), do lançamento oficial das obras do ITEC – Canal Expresso Brasil-China e do Polo Industrial de Águas Lindas de Goiás. O evento, que contou com a presença de uma comitiva oficial da cidade chinesa de Zhongshan, além de empresários e autoridades políticas, marcou um momento histórico para o fortalecimento das relações comerciais e industriais entre Brasil e China, com foco no desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.
Como um dos representantes do Governo de Goiás, o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho, destacou o papel do estado na articulação de políticas públicas para atrair investimentos estrangeiros e fomentar a economia local. “Esse projeto é um marco para o Entorno e para Goiás. O Governo do Estado tem atuado fortemente na criação de um ambiente favorável à industrialização, com segurança jurídica, infraestrutura e apoio institucional. O ITEC e o Polo Industrial representam, juntos, uma nova era para a economia regional, conectando o Entorno a um fluxo internacional de oportunidades, tecnologia e inovação”, afirma.
Com apoio do Governo de Goiás, por meio da SIC, da Secretaria do Entorno do DF (SEDF-GO) e do Gabinete de Relações Internacionais, a iniciativa é fruto de uma parceria inédita entre a Prefeitura de Águas Lindas e a cidade de Zhongshan, localizada na província chinesa de Guangdong. O ITEC (Centro Tecnológico Brasil–China) será um centro de referência em cooperação internacional nas áreas de comércio, inovação, cultura e educação. Já o Polo Industrial, localizado no bairro Sol Nascente, contará com a Quadra Chinesa, um espaço exclusivo para empresas asiáticas, além de outras áreas para indústrias brasileiras.
Segundo a Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (CODEAL), mais de 30 empresas chinesas já confirmaram presença no projeto, e outras 40 brasileiras estão em processo de habilitação. O investimento inicial estimado para essa primeira fase é de R$ 100 milhões, com as empresas já tendo autorização para iniciar a construção de suas unidades industriais.
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás