SIC participa do lançamento da pedra fundamental da Casa Ronald McDonald

Instalação vai abrigar famílias de pacientes do Cora, que estão passando pelo tratamento de câncer infantojuvenil

O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, participou, ao lado do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado, além de empresários e representantes do Instituto Ronald McDonald, do lançamento da pedra fundamental da Casa Ronald McDonald, marco que oficializa o início das obras do empreendimento. A previsão é de que a construção seja concluída em 10 meses, com inauguração programada para o dia 12 de outubro de 2026.

Para o secretário Joel Sant’Anna, o projeto representa um avanço importante na dimensão social das políticas públicas do estado. “A Casa Ronald McDonald simboliza o cuidado com as pessoas e a sensibilidade do Governo de Goiás em apoiar iniciativas que transformam realidades. A SIC tem orgulho de contribuir para um projeto que une solidariedade, responsabilidade social e compromisso com as famílias que mais precisam”, destacou.

A Casa Ronald McDonald será erguida em terreno doado pelo Governo de Goiás e se destacará como a maior unidade do tipo na América do Sul, seguindo padrões 100% sustentáveis. O investimento total é de R$ 22 milhões. O projeto arquitetônico contempla soluções de eficiência energética, uso inteligente da água e telhado verde, além de um conceito moderno de hub de cuidado. A estrutura contará com jardim amplo, auditório multiuso, sala de estudos, brinquedoteca, lavanderia, espaço família e refeitório, garantindo acolhimento e conforto às famílias atendidas.

A manutenção da Casa ficará sob responsabilidade da Fundação Ronald McDonald, que assegurará equipe própria e a oferta de cinco refeições diárias. O complexo também abrigará o Espaço da Família Ronald McDonald, com capacidade para atender até 30 famílias em regime de day use, permitindo o uso das instalações ao longo do dia, sem necessidade de pernoite.

A construção e o mobiliário da unidade serão financiados pela Marfrig, empresa global do setor de alimentos. Já a SIC teve papel fundamental na articulação da campanha McDia Feliz, iniciativa voltada à arrecadação de recursos para a manutenção da Casa, com todos os valores destinados integralmente à causa.

A unidade goiana será a 07ª Casa Ronald McDonald construída no Brasil. A primeira foi inaugurada em 1994, no Rio de Janeiro, e atualmente o país conta com unidades também em São Paulo e no Pará. Em âmbito global, a Fundação mantém 162 casas espalhadas pelo mundo, formando uma ampla rede internacional de acolhimento e apoio.

A unidade goiana será a 07ª Casa Ronald McDonald construída no Brasil. A primeira foi inaugurada em 1994, no Rio de Janeiro, e atualmente o país conta com unidades também em São Paulo e no Pará. Em âmbito global, a Fundação mantém 162 casas espalhadas pelo mundo, formando uma ampla rede internacional de acolhimento e apoio.

Fotos: Gil Macedo/SIC

Legenda: A SIC teve papel fundamental na articulação da campanha McDia Feliz, iniciativa voltada à arrecadação de recursos para a construção e manutenção da Casa, com 100% dos valores destinados integralmente à causa.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo