SIC participa de inauguração do Cora, maior complexo oncológico do país

Ocasião também marcou o aniversário do Governador Ronaldo Caiado
O Governo de Goiás inaugurou, nesta quinta-feira (25/9), o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), considerado o maior hospital oncológico do Brasil. A entrega da obra, realizada em tempo recorde de 25 meses e com investimento de R$ 255 milhões, coincidiu com o aniversário do governador Ronaldo Caiado, que fez questão de celebrar a data inaugurando o maior projeto de sua gestão.
Embora a inauguração oficial tenha ocorrido agora, o Cora está em funcionamento desde 9 de junho. Nesse período, já realizou mais de 2 mil atendimentos, incluindo 225 cirurgias, 526 consultas médicas, 926 consultas multiprofissionais e 104 sessões de quimioterapia, atendendo 135 pacientes, 79% vindos do interior do estado. A unidade atende uma demanda histórica de pacientes oncológicos, especialmente crianças e adolescentes, que antes precisavam buscar tratamento em cidades distantes, como Barretos (SP).
A estrutura do Cora reúne 60 leitos, UTI pediátrica, centro cirúrgico híbrido, setor de transplante de medula óssea e tecnologias de ponta, como robôs para reabilitação motora e equipamentos de ressonância magnética de última geração. Mais de 270 profissionais foram capacitados no Hospital do Amor, em Barretos, para garantir excelência no atendimento. Outro diferencial é o conceito inovador que valoriza a presença das famílias durante o tratamento, oferecendo acolhimento e suporte humanizado aos pacientes.
Casa Ronald McDonald em Goiás
Ao lado do hospital será construída a Casa Ronald McDonald, viabilizada com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC). A unidade será a maior da América do Sul e a primeira no Brasil a oferecer modalidade day use, além da hospedagem gratuita. O projeto, fruto de um investimento de R$ 22 milhões da MBRF – Marfrig, contará com 22 apartamentos, refeitório, biblioteca, lavanderia, área de lazer e jardins, em uma estrutura de 2,1 mil m².
“A SIC tem um grande orgulho de ter participado das articulações que viabilizaram a Casa Ronald McDonald em Goiás. Essa iniciativa vai humanizar ainda mais o tratamento oferecido pelo Cora, ao proporcionar conforto e acolhimento às famílias que enfrentam esse momento tão delicado”, destacou o secretário Joel de Sant’Anna Braga Filho, titular da Pasta.
Com o Cora e a futura Casa Ronald McDonald, Goiás consolida-se como referência nacional em saúde oncológica pediátrica, garantindo atendimento de excelência e apoio integral aos pacientes e suas famílias.
Foto: Cristóvão Matos/SIC
Legenda: Titular da SIC, Joel Sant’Anna, no local onde será construída a Casa Ronald McDonald em Goiás.
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás


