SIC incentiva diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
Desde 2023, pasta apoia campanha do McDia Feliz
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, participou, nesta sexta-feira (26/4), da abertura da capacitação do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Goiânia. A iniciativa foi lançada oficialmente ontem (25/4), pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e do Instituto Ronald McDonald. O objetivo é atualizar cerca de 600 profissionais como estratégia para aumentar os índices de cura do câncer em crianças e adolescentes no estado.
Ainda durante o evento foi confirmada a abertura da primeira Casa Ronald, estrutura que acolhe pacientes em tratamento e suas respectivas famílias de forma gratuita, em Goiás. “O objetivo do projeto é redirecionar os fundos do McDia Feliz, antes destinados ao Hospital do Câncer em Barretos, para melhorar a saúde em Goiás, especialmente para o complexo oncológico público do estado, o Hospital Cora, oferecendo hospedagem para famílias durante tratamento de até seis meses”, ressalta Joel Braga Filho ao lembrar que, desde o ano passado, a pasta apoia a campanha do McDia Feliz e incentiva os empresários a aderirem à causa.
Nadim Haddad, franqueado do McDonald’s, ressalta a importância da iniciativa. “Lançamos em Goiás a Casa Ronald, abrigo para crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Além disso, estamos apoiando a construção do Hospital Cora. No câncer infantil, o diagnóstico precoce é uma das principais influências na redução da mortalidade pela doença”, destaca.
O Instituto Ronald McDonald já investiu mais de R$ 1,5 milhão em Goiás na execução de diversos projetos relacionados a ações de prevenção ao câncer infanto infantojuvenil. Em 2023, a entidade prestou atendimento a cerca de 500 crianças em diferentes estados do país.
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás