SIC e UFCat definem calendário anual de Plano Estadual de Mineração
Serão realizados, neste ano, 25 eventos, entre reuniões, oficinas e seminários
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC Goiás) e a Universidade Federal de Catalão (UFCat), responsáveis pelo Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO), fecharam o calendário anual de trabalho. Serão realizados, neste ano, 25 eventos, entre reuniões, oficinas e seminários.
Além da UFCat, são parceiros do Governo de Goiás na construção do PERM professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao todo, 36 profissionais das áreas de Direito, Economia, História, Geologia, Geografia, Engenharia de Minas e Comunicação participam dos trabalhos.
“A mineração é o terceiro setor mais importante da economia goiana, ficando atrás apenas de grãos e carne. O PERM foi criado no ano passado para alavancar o setor, avançando em questões de legislação, oportunidades, potencialidades e cuidados com os impactos que a atividade gera”, afirma o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Mapeamento
Em 2022, Goiás movimentou R$ 8,6 bilhões em produção de minerais com destaque para cobre, calcários, níquel, fosfato, ouro e nióbio. Por conta da importância da mineração para Goiás e Brasil, a SIC desenvolve, também, o Mapeamento de oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022 – 2042 (MAP), em parceria com a UFG.
A proposta do contrato firmado entre a Secretaria e a UFG é identificar potencialidades das regiões com dados jurídicos e de negócios para atrair investidores em mineração. A perspectiva é de que o setor movimente R$ 30 bilhões em dez anos.
Fotos: Rodrigo Cabral
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás