SGPA realiza abertura oficial da Exposição Agropecuária de Goiânia

Jayr Inácio

Francisco Pontes, titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) participou hoje (19/05) da abertura oficial da 72ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, representando o governador Marconi Perillo.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Tasso Jayme, e contou com a presença do Ministro Interino da Agricultura, Eumar Novacki, do prefeito de Goiânia, Iris Rezende entre outras autoridades.

Durante a solenidade foram assinados convênios entre o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Governo de Goiás, com repasses de recursos superiores a R$ 3 milhões para investimentos e apoio à bovinocultura do leite, assistência técnica, investimento em ciência e tecnologia e para a estruturação e incentivo da produção de banana do município de Buriti Alegre.

“Agradecemos a confiança do Governo Federal em aplicar estes recursos aqui em Goiás. Podem ter certeza de que faremos um bom uso, que será refletido na produção e geração de mais emprego”, declarou Francisco Pontes.

O secretário de Desenvolvimento, ressaltou, em sua fala, a atuação da Emater, da Agrodefesa, e da superintendência de Agricultura, Pecuária e Irrigação ligada à SED. “Com a atuação destas áreas temos conseguido atender às diversas demandas do campo, como assistência técnica, tecnologia entre outras”, concluiu.

O Plano Agro + lançado no ano passado pelo Governo Federal foi destaque do discurso do Ministro Interino da Agricultura, Eumar Novacki. Segundo ele, o Plano possibilita a desburocratização e simplificação dos processos do ministério. “Desde que foi criado, o Plano já solucionou 530 problemas ou entraves que atrapalhavam o setor agropecuário”, informou.

Para Novacki, com a supersafra 2016-2017 o governo tem o compromisso de atuar como regulador do mercado. “Temos que garantir renda para o produtor. Sabemos como o mercado funciona, então teremos que atuar nesta frente” explicou.

O presidente da SGPA, Tasso Jayme, falou da importância do setor agropecuário para o Brasil e o relevante espaço que Goiás ocupa neste cenário. “O campo mais uma vez cumpre o seu papel de fomentar a economia. Em 2016, mesmo em plena crise, o setor agropecuário fechou com saldo positivo. O Brasil teve um crescimento de 24% na produção de grãos e Goiás 25% de crescimento, acima da média nacional”, exemplificou Tasso Jayme.

Programação

Após a solenidade oficial, o Secretário Francisco Pontes, acompanhado pelo superintendente de Comércio Exterior, Luiz Medeiros, e outras autoridades, prestigiaram a abertura do Museu Agropecuário.

 

O local remete a um cenário bucólico com arquitetura dos anos 20 a 40, onde é possível ver a fabricação da cachaça, da rapadura e melado tocado a boi e a feitura dos embutidos e ainda um armazém desse período.

Comunicação Setorial – SED

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo