Setor de serviços em Goiás registra alta e turismo é destaque

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor de serviços cresceu 1,2% em novembro de 2025
O volume do setor de serviços em Goiás apresentou alta de 1,2% em novembro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, registrando a quinta elevação consecutiva. No acumulado de janeiro a novembro, o estado soma crescimento de 2,6%, enquanto, nos últimos 12 meses, o avanço foi de 2,4%. O turismo teve desempenho expressivo no período. As atividades turísticas em Goiás cresceram 2,9% em novembro, registrando a segunda maior alta do país, acima da média nacional e à frente de estados como Alagoas, Bahia, Pernambuco e São Paulo. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13/01) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O crescimento do mês foi impulsionado, principalmente, pelo grupo de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registrou alta de 2,7%, o melhor desempenho entre os segmentos analisados. Ao longo de 2025, o setor apresentou resultado positivo em nove meses, acumulando crescimento de 4,6% no período.
Outro grupo que contribuiu de forma significativa para o avanço foi o de Serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 3,4%. O segmento engloba serviços técnico-profissionais, aluguéis não imobiliários e atividades de apoio às empresas. Também apresentaram desempenho positivo os setores de Serviços de informação e comunicação, com crescimento de 2,7%, e Outros serviços, com alta de 0,3%.
“O desempenho do setor de serviços confirma o papel estratégico dessa área para o crescimento econômico de Goiás. Além de contribuírem diretamente para o PIB do estado, os bons resultados se refletem na geração de empregos e no aumento da renda da população goiana”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Com esses resultados, Goiás figurou entre os dez estados com maior crescimento no setor de serviços em novembro, alcançando a sétima maior variação do país, ao lado do Rio Grande do Sul, na comparação entre novembro e outubro de 2025, e ficando acima da média nacional.
Legenda: Atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio apresentaram crescimento de 2,7%.
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás


