SED prepara missão para Holanda e Áustria com foco no agronegócio


A Secretaria de Desenvolvimento (SED), por meio da Superintendência Executiva de Comércio Exterior, está organizando uma missão comercial à Holanda e Áustria, para o período de 30 de outubro a 9 de novembro. A delegação será composta por 17 pessoas, sendo cinco representantes do governo de Goiás e doze da iniciativa privada.

 Hoje (21/10) os membros da delegação se reuniram na SED para acertarem os últimos detalhes missão. Na ocasião, foi realizada a apresentação da agenda oficial, orientações quanto à logística, entre outras informações.

 Segundo o Superintendente Executivo de Comércio Exterior, William Leyser O´Dwyer, que preside a missão, esta viagem terá como foco o Agronegócio. “Teremos um dia inteiro, em Amsterdã, para apresentarmos a diversidade de nossos produtos. Demonstrando que temos muito mais que grãos. Temos bebidas como a cachaça, temos tecnologia voltada para o agronegócio, entre outros”, informa O’Dwyer.

 O secretário de Desenvolvimento, Luiz Maronezi, ressalta a importância das missões comerciais para a economia goiana. “Essas missões somadas a outras ações de atração de investimentos, têm reflexo direto na nossa economia e consequentemente na geração de empregos. Nosso foco, agora, é expandir nossos parceiros comerciais, buscando novos parceiros e diversificando a gama de produtos exportados”, explica Maronezi.

 Empresas

Compõem a delegação representantes da Secretaria de Desenvolvimento (SED), da Emater, e as empresas Cachaça Cambeba, Jalles Machado, Instituto Gyntec de Inovação, ALCA FOODS, Associação dos Produtores de Borracha Natural de Goiás e Tocantins (Aprob), Hermano Advogados, AHL Distribuidora, Tropical Urbanismo, Globaltec, Senior Advanced, Empresa Brasileira de Agronegócios (Eban).

Nesta missão, um dos segmentos de atenção é o de produto orgânico. Galeno Furtado, diretor presidente da Cachaça Cambeba, por exemplo, tem como foco a comercialização da sua cachaça orgânica. Segundo ele, há 18 anos ele possui o selo de certificação. “Meu interesse é apresentar minha cachaça e comercializá-la. O diferencial do nosso produto é ele ser orgânico, o que acredito terá grande aceitação na União Europeia”, conta Furtado.

Outra empresa a investir neste segmento é a empresa Jalles Machado, que vai apresentar o açúcar e o etanol orgânico. A Emater, que será representada por seu presidente, Pedro Arraes, também tem interesse em conhecer o Instituto de Pesquisa de Agricultura Orgânica (FiBL) e seus projetos, além de estabelecer parceria e cooperação técnica com programa de pesquisa em frutas e legumes, entre outros.

 Brazil Network Day

No primeiro dia da missão, dia 1º de novembro, a delegação brasileira participará do evento BrazilNetwork Day (BND), cujo estado brasileiro, tema desta edição, será Goiás. O BND é uma iniciativa pioneira da Embaixada Brasileira em Haia, partilhado pelo Itamaraty, pela cidade holandesa que sedia o evento (Amsterdam) e pelos demais parceiros do BND (PWC, Baker & McKenzie, Intertrust Group, Neogrid, Tap Portugal e Amsterdam Business). Goiás é o terceiro estado brasileiro a ser convidado a participar deste evento.

 Durante a abertura do evento o superintendente Executivo de Comércio Exterior, William Leyser O’Dwyer, discorrerá sobre Investimentos e Oportunidades de Negócios no Estado de Goiás. Logo após, o presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás (Sindicarne), José Magno Pato, apresenta um Resumo da produção de carne bovina e da indústria de Goiás. Logo após, Otavio Lage Filho, Chefe Executivo de Ofício (CEO) da Jalles Machado, falará sobre Visão Geral da Agricultura Orgânica no Estado de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo