SED cria Sistema de Acompanhamento do Inova Goiás


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável por coordenar a execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás, desenvolveu um Sistema de Acompanhamento do Inova Goiás que irá facilitar o trabalho dos integrantes do Conselho Superior de Inovação, empossados na tarde da última segunda-feira (16/11) pelo governador Marconi Perillo. Por meio do portal do programa, os conselheiros poderão acessar um link, mediante o fornecimento de usuário e senha, que os levará para um ambiente interno de gestão, onde poderão avaliar a execução de cada ação por meio de indicadores.

Essas ferramentas sistematizadas para controle e acompanhamento do Inova Goiás foram apresentadas na solenidade de posse dos conselheiros pela superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da SED, Aline Figlioli, secretária-executiva do Conselho Superior de Inovação. Segundo afirmou, as ferramentas digitais foram desenvolvidas pela própria equipe de Desenvolvimento de Sistemas da SED e vão ser alimentadas pelos diferentes grupos responsáveis por cada uma das ações estratégicas que compõem o Programa Inova Goiás.

Aline Figlioli explicou que o Portal do Inova disponibiliza todas as ações, metas e fontes de recursos para o programa de inovação, notícias, vídeos e todos os resultados alcançados. Esse portal é acessível a qualquer cidadão e está disponível a partir da página eletrônica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).

“É por meio desse portal que os conselheiros, o governador, o vice-governador, superintendentes e outras pessoas que estão na gestão do Inova Goiás encontrarão um link para o nosso sistema de gestão”, afirmou Aline Figlioli. Segundo explicou, nesse link, algumas áreas são abertas para inserção de dados dos processos e outras, internas, com os indicadores, para que os conselheiros e o governo possam ter acesso e acompanhar o Inova.

“Ao entrar no sistema interno, que é em plataforma web e, portanto, pode ser acessada de qualquer local, com usuário e senha – e todos os conselheiros terão suas senhas –  teremos o detalhamento de cada ação”, disse a superintendente, lembrando que cada ação tem seus gestores. “Os gestores incluirão informações no sistema interno fechado e, a partir desses dados, o sistema vai transformar as informações em diagramas, fluxogramas e gráficos para facilitar a leitura e o acompanhamento do programa”, completou.

Para cada ação, segundo destacou Aline Figlioli, haverá o detalhamento, os indicadores, as fontes de recursos, os cronogramas e os processos administrativos que são importantes uma vez que uma ação pode ter mais de um processo vinculado a ela. Como exemplo, ela lembrou que o fomento a incubadoras e a núcleos de inovação tecnológica exigiu dois editais, um para cada público.

De acordo com Aline, o sistema de gestão permite consultar as ações estratégicas a partir de uma lista dos itens do Inova Goiás. Ao clicar em uma delas, abre-se um painel de situação com todas as informações disponíveis sobre a execução da referida ação. Tomando como exemplo a mesma ação de fomento a incubadoras e aos Nits, pela Fapeg, pode-se ver que os editais foram lançados e que estão em fase de análise de propostas. “Inclusive podemos ver que a Fapeg ultrapassou muito a meta inicial de recursos, pois alocou bolsas para que as incubadoras e os Nits pudessem funcionar de forma mais consolidada”, afirmou.

Aline Figlioli mostrou ainda a situação de ações como a do Ipasgo Fácil, um aplicativo para dispositivo móvel que permite que os servidores agendem consultas. Disse que como se pode observar, já foram registrados mais de mil agendamentos e que 900 profissionais já estão cadastrados no aplicativo que tem obtido nota 4,5 para uma referência máxima nota 5,0. Ela citou também o Cartão Rural, que permite aos agricultores acessarem a plataforma da Agrodefesa e emitir documentos. Segundo ela, pode-se ver, no sistema de gestão e acompanhamento do Inova Goiás, que o Cartão Rural já contempla 70% de toda a movimentação do rebanho goiano e que a meta é alcançar os outros 30%.

Ao final da apresentação, Aline Figlioli afirmou que o sistema de acompanhamento é amplo e permite o acesso a muitas informações, o que irá facilitar o trabalho dos conselheiros.

Fotos: André Saddi e Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo