Países europeus intensificam relações com Goiás


José Eliton recebeu ministros-conselheiros de embaixadas europeias na Secretaria de Desenvolvimento

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton, recebeu nesta quarta-feira comitiva de ministros-conselheiros de três embaixadas europeias para oficializar eventos que serão realizados em Goiás e vão conectar o Estado com estes países, consolidando importantes parcerias e relações comerciais.

Sabine Honer e Katharina Strecker (Alemanha), Paul Zwetsloot (Holanda) e Sophie Hottat (Bélgica) – acompanhada de Carlos Palma Júnior, conselheiro da representação Belga – participaram do encontro preparatório para a realização do “Dia da Bélgica em Goiás” e o “Tour of Brazil”, eventos que serão promovidos em Goiânia entre os dias 15 e 17 de setembro deste ano.

O “Dia da Bélgica” servirá de oportunidade para estreitar relações comerciais entre empresários belgas e goianos. O evento será realizado no dia 16 de setembro, sob coordenação da Embaixada daquele País. Um dia antes, o pianista de jazz belga Jef Neve fará uma apresentação musical no Teatro do Sesi, no Setor Santa Genoveva. Já o “Tour of Brazil” é uma iniciativa da União Europeia para apresentar em vários estados brasileiros o que os países europeus estão promovendo, e também abrirá novos caminhos para parcerias regionais. O evento a ser realizado na Capital promove, principalmente, intercâmbio entre comunidade científica e empresas inovadoras.

José Eliton destacou o processo de internacionalização que vive o Estado, com intensa troca de experiências, aproximação cultural e intercâmbio comercial com outros países. “Estamos levando Goiás para além das fronteiras do País”, disse. Ele garantiu o apoio às atividades programadas e afirmou que uma nova realidade – no que diz respeito às relações comerciais com estes três países – já se configura, inclusive com missões econômicas já programadas pelo Governo. Segundo ele, essas missões vão incluir representantes dos setores empresarial e acadêmico de Goiás. Ele reforçou a importância das rodadas de negócios, e também a troca de experiências e o intercâmbio do conhecimento.

Além do vice-governador e secretário, participaram do encontro com os ministros-conselheiros, realizado na sala de reuniões da SED, os superintendentes William O’Dwyer (executivo; Comércio Exterior), Luiz Medeiros (Comércio Exterior), Aline Figlioli (Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação), além de técnicos da Secretaria. Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi também estava presente.

Retrospecto
O embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, na visita que fez a Goiás em março, propôs missões empresariais entre os dois países este ano. “Conhecemos os grandes setores de Goiás e o potencial em tecnologia e pesquisa que vocês possuem e temos muito interesse em ser um grande parceiro”, disse o embaixador na oportunidade.

O embaixador elogiou a eficiência do Estado em manter o crescimento econômico acima da média nacional. A Bélgica é atraída pelo potencial de Goiás em setores como logística, farmacêutica, agropecuária e minério.

Fotos: André Saddi

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo