Núcleo de Orquestras Jovens de Goiás é instalado em Posse


“É importante investir em obras, infraestrutura, mas é fundamental investir em educação e cultura”, ressaltou o governador Marconi Perillo durante evento de aniversário de 145 anos do município de Posse, ao anunciar a instalação do Núcleo do Projeto Rede de Orquestras Jovens de Goiás, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento (SED), por meio do Itego Basileu França.

Na ocasião, o governador fez a entrega de um violoncelo ao prefeito Wilton Barbosa, simbolizando a cessão de 90 instrumentos musicais para formação dos músicos que vão compor a futura Orquestra de Jovens de Posse.

Marconi Perillo, em seu discurso, manifestou a honra de ter criado o Bolsa Orquestra e a Orquestra Sinfônica de Goiás. “O povo gosta de música clássica, de música erudita, de boa música, o que falta é oportunidade para apreciar”, disse o Governador, antes da apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiás.

Atração
Alguns instrumentos estavam expostos para a população, o que chamou a atenção de diversas crianças e jovens. Vitória Rocha Cavalcante, de nove anos, despertou grande interesse pelo violão. A menina sempre foi “metida” a querer aprender música, contou a tia de Vitória, Marineth da Silva Rocha. “Ela nunca pegou aula, agora ela vai poder aprender. Achei essa iniciativa muito boa aqui para Posse. Muita gente quer aprender a tocar, a cantar, e não tem como pagar. Agora vai ficar mais fácil”, disse Marineth ao saber do projeto do Núcleo de Orquestras.

Posse é o segundo município goiano a ter instalado o Núcleo de Orquestra Jovens. O Colégio Tecnológico (Cotec) da cidade ministrará gratuitamente cursos de violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo, trompete, trombone, trompa, tuba, flauta doce, violão e canto coral.

O Projeto prevê, inicialmente, a implantação destes Núcleos em doze municípios goianos. Ao todo, foram investidos mais de R$ 2 milhões na aquisição de mil instrumentos musicais que vão contemplar 1.500 adolescentes e jovens. Além de Posse e Palmeiras de Goiás, que já foram contempladas, também receberão o projeto: Alto Paraíso, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Itumbiara, Pirenópolis, Rio Verde, Trindade e Valparaíso.

O evento contou ainda com a assinatura do convênio do programa Goiás na Frente no valor de R$ 5 milhões, que serão utilizados principalmente na pavimentação de ruas no município, e a autorização para construção de 737 casas. O governador Marconi Perillo, acompanhado pelo vice-governador, José Eliton, inauguraram as novas unidades do Instituto Médico Legal e do Instituto de Criminalística de Posse, entre outros atos.

 

Comunicação Setorial SED

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo