Missão na China: Governo de Goiás encerra viagem com diversas parcerias fechadas com gigantes da indústria chinesa

Viagem oficial ao território chinês rendeu a assinatura de acordos comerciais, memorandos e visitas produtivas às sedes de grandes corporações.

O Governo de Goiás encerrou nesta terça-feira (14/11), a missão oficial liderada pelo governador Ronaldo Caiado à China, retornando para o Brasil com diversas parcerias comerciais fechadas com multinacionais chinesas, líderes globais em suas respectivas indústrias e que prometem gerar muitos frutos para a economia goiana nos próximos anos. 

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) esteve trabalhando ativamente nos últimos anos para atrair investimentos de grandes corporações para Goiás, com o titular da pasta, Joel Sant’Anna Braga Filho, presente em todas as agendas oficiais da comitiva que envolviam a indústria e a oficialização dos acordos voltados ao setor.

Desse modo, Joel Sant’Anna enfatiza os impactos significativos e duradouros que os resultados da missão causarão na economia goiana: “Chegamos à China com o objetivo de consolidar o trabalho que viemos fazendo há dois anos, que é gerar mais empregos e investimentos para a população goiana. Com o fim da viagem, comemoramos o sucesso das nossas tratativas e as repercussões positivas que isso vai ter para toda a indústria em Goiás”.

Acordos comerciais
Foram acordados novos investimentos de R$ 3 bilhões no estado com a CMOC, destinados para o impulsionamento da indústria de mineração, além do beneficiamento de nióbio e fosfato em Goiás, com foco nas cidades de Catalão e Ouvidor. A CMOC se trata de uma das principais comercializadoras de metais do mundo, reconhecida globalmente por sua excelência no mercado.

Outra conquista foi a assinatura dos documentos que oficializam a vinda da CHINT Power para Goiás, com instalação e início imediato das operações em Itumbiara, no sul do estado. Renomada mundialmente, a CHINT Power se estabeleceu como um parâmetro mundial da produção de equipamentos voltados à produção de energia limpa e eletricidade, como transformadores, placas de energia fotovoltaicas e medidores de energia e água. 

Assim, a implementação imediata será feita por meio de um empreendimento conjunto com a STEMAC, tornando a unidade goiana a primeira planta da corporação asiática na América do Sul, servindo para atender todo o continente latino-americano.

Já a Weichai Power, fabricante chinesa de motores e equipamentos, com diversas subsidiárias em múltiplos ramos industriais, está na fase final das negociações para também se instalar em Itumbiara, firmando o estado como produtor de motores a nível nacional e internacional.

Mais um destaque é a parceria com a Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia da informação e comunicação do cenário mundial, em que foi assinado um memorando para o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao setor público. Anteriormente, a Huawei já havia sido parte do projeto de implementação do sistema de antenas 5G em Goiás, no munícipio de Rio Verde. 

Além disso, houveram visitas técnicas à BYD, referência global na fabricação de veículos elétricos, em que foram discutidos acordos estratégicos para viabilizar a produção de ônibus elétricos para atender as demandas da população em Goiás, cimentando as relações do estado com a empresa chinesa para o futuro. 

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo