Mineradora Aclara Resources vai criar 5,7 mil empregos em Nova Roma

José Palma, vice-presidente do grupo, destaca que o investimento irá transformar a economia do município em diversas áreas

O vice-presidente da multinacional de origem peruana Aclara Resources, José Palma, esteve em visita ao Brasil e, nesta quarta-feira (22), se reuniu com o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e secretários de Estado para discutir os avanços e impactos sociais do Projeto Carina, em Nova Roma-GO. Com um investimento de R$ 2,8 bilhões, a mineradora irá gerar 5,7 mil empregos, entre diretos e indiretos, superando a população total da cidade, que atualmente é de pouco mais de 3 mil habitantes, de acordo com o último Censo Demográfico. O objetivo da Aclara é produzir terras raras magnéticas, essenciais para tecnologias de transição energética.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), tem buscado criar as condições necessárias para atrair empresas desse porte e impulsionar o desenvolvimento sustentável no estado. Além de consolidar a vinda de grandes multinacionais, essa estratégia gera emprego e renda para a população fora do eixo metropolitano. Além da Aclara Resources, outras gigantes como Mosaic, CMOC, Appia e Lundin Mining estão investindo bilhões em Goiás, consolidando o estado como um dos principais polos de mineração do Brasil.

O titular da SIC, Joel Sant’Anna Braga Filho, logo após o encontro com José Palma, reuniu-se com Lener Jayme, presidente da Equatorial, para discutir o fornecimento de energia que dará suporte aos investimentos no setor mineral em Goiás. O encontro faz parte das iniciativas da administração estadual para garantir que as operações dessas empresas contem com infraestrutura adequada e avançada, atendendo às demandas específicas do setor.

“O governo tem trabalhado incansavelmente para oferecer as políticas públicas necessárias que não só atraem empresas, mas também garantem que elas se instalem e prosperem aqui. Nossa prioridade é criar um ambiente favorável, com infraestrutura e segurança jurídica, para que esses investimentos beneficiem diretamente a população goiana, como no caso da mineradora Aclara”, destacou Joel Sant’Anna, secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços.

Ações integradas
Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), liderada por Andrea Vulcanis, a SIC tem promovido ações que vão além da atração de investimentos. A iniciativa inclui esforços conjuntos para fortalecer áreas como educação, segurança pública e infraestrutura nas cidades que receberão as mineradoras, propiciando o rápido crescimento desses municípios de forma sustentável e duradoura.

“A SIC, a Semad e o Governo de Goiás como um todo trabalham para que os investimentos continuem a vir e para que o Estado cresça de forma sustentável, em harmonia com o meio ambiente”, afirma Vulcanis. “Também nos preocupamos em garantir com que a empreendimentos desse porte contribuam para melhorar os indicadores de qualidade de vida da comunidade que vive na região, e que passe a haver mais oportunidades de educação, saúde e lazer”, complementa.

Além disso, há um foco especial no desenvolvimento sustentável, com políticas que assegurem a preservação ambiental e a responsabilidade social. As iniciativas integradas estão sendo desenvolvidas para garantir a plena expansão do setor mineral em Goiás, que possui um potencial significativo para transformar a economia local.

A mineradora, que já atua no Chile, possui um histórico de dispensar a criação de barragens de rejeitos e realiza o tratamento da água utilizada, com um índice de reaproveitamento de cerca de 95%. Em Goiás, a unidade deve firmar parcerias com instituições de ensino para formar e qualificar mão de obra qualificada.

Dessa forma, o estado se posiciona como um polo estratégico para o setor, alinhado às diretrizes do Plano Estadual de Recursos Minerais – PERM 2022/2042 (PERM-GO).

Fotos: Hegon Correa

Legenda: José Palma, vice-presidente da Aclara Resources, em reunião com o governador Ronaldo Caiado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo