Maior produtora de etanol de milho do Brasil anuncia instalação em Goiás

Ambiente de negócios favorável, infraestrutura robusta e oferta de mão de obra qualificada consolidam Goiás como destino estratégico para grandes indústrias
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC) confirma, nesta quarta-feira (23/7), que a Inpasa, maior fabricante de etanol de grãos do país, vai instalar sua primeira unidade goiana em Rio Verde. O investimento privado será de R$ 2,5 bilhões para a construção de uma refinaria, com expectativa de geração de cerca de 3 mil empregos, dos quais mil serão diretos.
Segundo o titular da Pasta, Joel de Sant’Anna Braga Filho, a escolha de Goiás pela empresa evidencia o ambiente favorável para novos negócios no estado. “A instalação da Inpasa em Rio Verde é mais um investimento estratégico que confirma Goiás como referência nacional na produção de biocombustíveis. A SIC tem atuado de forma permanente para garantir segurança jurídica, infraestrutura e apoio técnico às empresas que escolhem nosso estado para crescer. O resultado é mais emprego, mais desenvolvimento e uma economia diversificada”, destaca o secretário.
Fundada em 2006, no Paraguai, e presente no Brasil desde 2018, a Inpasa é a maior biorrefinaria de etanol de grãos do país, com operações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A usina de Rio Verde será a primeira unidade da empresa em Goiás. Sua capacidade operacional permite o processamento de 35 mil toneladas de milho e sorgo por dia, e a armazenagem de 6,2 milhões de toneladas de grãos.
Entre os fatores decisivos para a vinda do empreendimento, estão a alta disponibilidade de matéria-prima no estado, a infraestrutura logística robusta – com rodovias duplicadas e em bom estado de conservação –, e o parque industrial já estruturado na região com ampla oferta de mão de obra qualificada.
Fotos: Inpasa
Legenda: Em suas fábricas, a Inpasa produz etanol hidratado, utilizado diretamente nos postos de combustíveis; etanol anidro, misturado à gasolina; e o etanol neutro, destinado à indústria farmacêutica e cosmética
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás


