José Eliton: Agropecuária é o grande motor da economia goiana


Vice-governador esteve na 70ª Exposição Agropecuária de Goiás e reuniu-se com produtores rurais e representantes de entidades

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, esteve na manhã deste sábado (16/05) no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia. Durante o encontro com produtores rurais e representantes de entidades, ele afirmou que o Governo do Estado dedica atenção especial ao setor, e que muitas demandas serão solucionadas para consolidar Goiás como um dos estados mais produtivos do País.

Após ouvir os produtores, José Eliton ressaltou também que o governo é sensível às necessidades de investimentos e apoio. “Por entendermos que este é o grande motor da economia goiana, trabalhamos para que Goiás seja ainda mais competitivo e forte economicamente”, afirmou.

“Sabemos, por exemplo, que transporte e logística representam um grande gargalo aos produtores de todo o País, e por isso o governador Marconi Perillo investiu e investe na construção e reforma de rodovias em Goiás”, relatou o vice-governador ao mencionar vultosos programas e projetos destinados à malha rodoviária do Estado.

Parcerias
Segundo o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Hugo Goldfeld, é graças ao ostensivo apoio do governo estadual que eventos como a 70ª Exposição Agropecuária de Goiás são realizados. “Agradeço à parceria e reafirmo que, sem a atenção do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton, não teríamos condições de realizar uma festa desta magnitude”, disse.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg/Senar), José Mário Schreiner, afirmou que o empenho e dedicação dos produtores, entidades de classe e do governo contribuem significativamente para o fortalecimento do setor. “É graças a essa união que enfrentamos os grandes desafios que nos são apresentados”, pontuou.

Gleba Legal

Ao enfatizar a importância de programas como a Lavoura Comunitária e o trabalho dos pequenos produtores, José Eliton ainda fez referência ao Programa de Regularização Fundiária do Estado de Goiás – Gleba Legal, lançado pelo governo no final de abril. Viabilizado por meio da Superintendência Executiva de Agricultura da SED, o programa legaliza as áreas de terras devolutas, além de acelerar o desenvolvimento de determinadas regiões do Estado. 

“Estamos trabalhando para regularizar as terras devolutas em Goiás e, assim, dar legalidade às áreas ocupadas. O programa ‘Gleba Legal’ é o maior programa na atualidade de regularização fundiária e é um marco histórico em Goiás. Com o ‘Gleba Legal’, proporcionamos qualidade de vida e mais direitos aos produtores”, explicou José Eliton. O programa vai facilitar ainda o acesso às linhas de crédito e fortalecer projetos voltados à agricultura familiar. Somente em 2015, sete cidades goianas são contempladas: Nova Roma, Água Fria, Bonópolis, Campos Belos, Formoso, Niquelândia e Mimoso. Nessas regiões, o total de terras devolutas soma mais de 300 mil hectares.

Do encontro do vice-governador com produtores rurais, participaram ainda o superintendente executivo de Agricultura da SED, Antônio Flávio, e os presidentes de dois órgãos jurisdicionados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Arthur Eduardo Alves de Toledo, da Agrodefesa, e Pedro Arraes, da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Após a reunião, José Eliton circulou pela feira, tirou fotos com visitantes que o abordaram e visitou estandes. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), pasta comandada pelo vice-governador, participa da 70ª Feira Agropecuária com um estande localizado no Pavilhão 44. “A nossa presença aqui visa fomentar, discutir, as questões de interesse do setor produtivo e mostrar os programas desenvolvidos pela secretaria, pelo governo”, disse José Eliton.

No estande, próximo à entrada da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, os visitantes têm a oportunidade de conhecer, por exemplo, importantes projetos e programas desenvolvidos pelo Governo de Goiás por meio da SED e órgãos jurisdicionados.

Fotos: Wildes Barbosa

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62 3201-5463, 3201-5487


Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo