Governo de Goiás firma acordo de cooperação em Moscou com Cepla
Objetivo é suporte para promoção de investimentos e troca de informações sobre diversos temas, como políticas públicas, comércio e eventos
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), firmou na tarde desta terça-feira (23/06), em Moscou, acordo de cooperação internacional com o Comitê Nacional de Cooperação Econômica com a América Latina (CN Cepla). O objetivo é suporte para promoção de investimentos e troca de informações sobre diversos temas, como políticas públicas, comércio e eventos.
O documento foi assinado pelo vice-governador e titular da pasta, José Eliton, e pela diretora geral da Cepla, Tatiana Mashkova, durante rodada de negócios entre empresários goianos que compõem a comitiva a três países do leste europeu, na sede do organismo, em Moscou. Também estava presente o vice-diretor geral, Yuriy Gorskly. A representação russa no evento era composta por 14 empreendedores de diversas regiões do país.
O acordo pretende promover identificação de possíveis áreas de cooperação e investimentos entre Goiás e a Rússia em setores como indústria, agricultura, comércio, ciência e tecnologia, logística, infraestrutura e turismo. O vice-governador José Eliton, ao se dirigir aos investidores locais, relatou o êxito das missões de Goiás lideradas pelo governador Marconi Perillo que fizeram avançar as relações institucionais com a entidade. “Somos um estado que ousa se internacionalizar e cultivar grandes parceiros que têm projetos de longo prazo”, disse.
A diretora geral da Cepla, Tatiana Mashkova, disse que Rússia e Goiás possuem “metas iguais ao investir no futuro e na juventude”. Ele relatou a disponibilidade de seu país para intercâmbio de conhecimentos a partir da ampla grade acadêmica de suas universidades, em especial nos setores de ciência, tecnologia e inovação. A entidade que dirige, o Comitê Nacional de Cooperação Econômica com a América Latina, possui cerca de 100 integrantes e engloba companhias de médio porte e gigantes.
O ato de assinatura foi o ponto alto da parte institucional da visita da missão goiana a Moscou, que contou com as presenças do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves e do representante da Assembleia Legislativa, deputado Zé Antônio (PTB). Mas o foco foi a rodada de negócios que envolveu empresários locais e de Goiás. Os russos apresentaram ofertas em setores como tecnologias e materiais de construção, fabricação de caminhões pesados e ônibus, fármacos, produção de tratores, outros veículos para agricultura, elevadores e equipamentos para moinhos, produção e venda de automóveis e peças de reposição, construção de poços e túneis.
A comitiva empresarial goiana também apresentou ampla disponibilidade de negócios. Estavam presentes Marçal Henrique Soares, presidente executivo do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás; Hugo Leonardo Spenciere, diretor comercial do Centro Logístico de Apoio à Exportação (Claex); Alexandre Moura, diretor comercial da Sotrigo; Aroldo Silva Amorim Filho, presidente da Bonasa; Francisco Tomazini, dirigente da Nutriza Agroindustrial de Alimentos S.A.; Roberval Dias Martins, diretor comercial da Alca Foods.
A rodada de negócios contou ainda com as participações dos prefeitos Fernando Vasconcelos (Goiatuba) e Cida Tomazini (Pires do Rio), Welington da Silva Vieira, coordenador técnico da Fieg, Arthur Eduardo Alves de Toledo, presidente da Agrodefesa, e Luiz Medeiros Pinto, superintendente de Comércio Exterior da SED.
Agenda
O vice-governador José Eliton foi ainda recebido na tarde desta terça-feira (23) pelo diretor para a América Latina do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Eugeniy Popov. Ele estava acompanhado do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, do representante da Assembleia Legislativa, deputado Zé Antônio, e pelo superintendente de Comércio Exterior da SED, Luiz Medeiros Pinto. À noite, participou de jantar de negócios oferecido pelo diretor geral do Grupo Aton, Vadim Kolomiets, para discutir negócios entre companhias russas e o Estado de Goiás.
Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487