Governo de Goiás fecha acordo comercial com CHINT Power, gigante chinesa de energia renovável

Joel Sant'Anna destaca que a unidade goiana será a primeira planta da empresa na América do Sul, cuja implantação em parque industrial de Itumbiara será imediata, garantindo a geração de milhares de empregos diretos e indiretos para a população

O Governo de Goiás oficializou nesta terça-feira (07/11), durante a missão oficial liderada pelo governador Ronaldo Caiado à China, o acordo comercial para a instalação e início imediato das operações da multinacional CHINT Power no município de Itumbiara (GO). A atração da companhia para o estado, intermediada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), tem a garantia de gerar milhares de empregos e renda para a população goiana.

Renomada mundialmente, a CHINT Power se trata de uma organização fundada em 1984 e que se estabeleceu como uma referência mundial da produção de equipamentos voltados à produção de energia limpa e eletricidade, como transformadores, placas de energia fotovoltaicas e medidores de energia e água. Apenas em 2022, o faturamento do grupo esteve estimado em US$ 18 bilhões.

A implementação imediata será feita por meio de um empreendimento conjunto com a STEMAC Grupo Geradores, tornando a unidade goiana a primeira planta da corporação asiática na América do Sul, servindo para atender todo o continente latino-americano. 

“Goiás ganha uma empresa que vai transferir tecnologia limpa para o Brasil e abre as portas para trazer todos os outros produtos que eles fabricam na China para o nosso país, uma grande vitória que reflete os nossos dois anos de trabalho incessante”, destaca o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho, também presente durante a assinatura do documento oficial.

Marcaram presença durante a oficialização do acordo, o fundador da empresa, Nan Cunhui, e a CEO Global do Grupo CHINT, Lily Zhang; além do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo.

Missão Oficial à China
A visita à sede da CHINT Power e assinatura do acordo é apenas a terceira agenda oficial da missão oficial liderada pelo governador Ronaldo Caiado na China em companhia da sua comitiva. Os próximos destinos serão as cidades de Shenzen e Dongguan, com visitas previstas à sede da Huawei, líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação; e à sede da BYD, companhia voltada para o setor de produção de veículos e baterias elétricas. 

Ainda, fazem parte da comitiva autoridades do governo, como a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado; os secretários de Indústria e Comércio, Joel Sant’Ana Braga Filho; de Governo, Adriano da Rocha Lima; de Infraestrutura, Pedro Sales; e a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado. 

Estão presentes também autoridades políticas, à exemplo do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto; os deputados estaduais Jamil Calife, Lucas do Vale e Vivian Naves; o prefeito de Anápolis, Roberto Naves; o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo; a prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares; e o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo