Goiás recebe delegações de sete países-membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean)

Durante a recepção o Governo apresentou potencialidades goianas, entre elas, dos setores industrial, comercial, farmoquímico, de moda e mineração. Delegações também foram recebidas no Palácio das Esmeraldas pelo governador Rornaldo Caiado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Estado (AEAI), recebeu, nesta sexta-feira (10/02), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, delegações de sete países-membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Na ocasião, o governo apresentou aos  representantes da Indonésia, Malásia, Filipinas, Mianmar, Singapura, Tailândia e Vietnã informações sobre a economia e o Produto Interno Bruto (PIB) goiano; os setores industrial, comercial e de serviços, com as suas diversas ramificações; infraestrutura, logística e inovação; além das políticas públicas de incentivo fiscal.

“Apresentamos aos países asiáticos um material abastecido de importantes informações acerca do nosso potencial: o segundo polo farmoquímico do Brasil, o segundo polo de confecção de moda do país, o terceiro maior em mineração, os recordes com a balança comercial, os distritos industriais existentes”, declara o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho, acrescentando que fechou a apresentação com os diferenciais competitivos e os incentivos fiscais. 

O superintendente de Comércio Exterior da SIC, Plínio Viana, afirma que o grupo ficou impressionado com a riqueza goiana. “Muitos visitaram o estado pela primeira vez e estão recentes em suas embaixadas. Apenas sabiam que importavam soja de Goiás. A SIC entregou a cada um a balança comercial do Estado de Goiás e eles ficaram surpresos com os produtos que Goiás exporta e com o potencial nas áreas de agricultura, carnes e proteína animal.”

Também participaram da reunião os titulares das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça; Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Márcio César Pereira; e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Embrapa, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Goiás (Fecomércio), Associação Comercial de Goiás (Acieg), Senac, Universidade Ferderal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Catalão (UFCat).

Após reunião no PPLT, as delegações seguiram para o Palácio das Esmeraldas, onde foram recebidas pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. 

Asean
A Associação das Nações do Sudeste Asiático foi criada em 8 de agosto de 1967 em Bangkok, Tailândia, com a assinatura da Declaração da ASEAN (Declaração de Bangkok) pelos fundadores da Asean: Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia. Brunei Darussalam ingressou na ASEAN em 7 de janeiro de 1984, seguido pelo Vietnã em 28 de julho de 1995, Laos PDR e Mianmar em 23 de julho de 1997 e Camboja em 30 de abril de 1999, formando o que hoje são os dez Estados membros da Asean. 

Fotos: Carlos Alexandre

Legenda: Goiás recebe delegações de sete países-membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean)

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo