Goiás e China: 25 anos de cooperação e novo marco nas relações Brasil-China

Em 2024, Brasil e China celebram 50 anos de diplomacia, com a expectativa da visita do presidente chinês Xi Jinping, enquanto Goiás comemora 25 anos como polo de investimentos chineses

O Brasil e o gigante asiático formalizaram suas relações diplomáticas em 15 de agosto de 1974. Além da comemoração do meio século dessa parceria, o estado de Goiás celebra 25 anos de cooperação com a província de Hebei, iniciada em 24 de março de 1999. Desde então, Goiás se consolidou como um dos principais polos brasileiros de atração de investimentos chineses, com destaque para os setores de tecnologia, mineração, energia limpa e agricultura.

No próximo mês, o presidente chinês Xi Jinping visitará o Brasil para comemorar os 50 anos das relações diplomáticas, com uma agenda focada em novos acordos em setores estratégicos, como inteligência artificial, infraestrutura e transição energética.

Para o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna Braga Filho, os acordos estabelecidos com a China são frutos de um esforço conjunto para transformar Goiás em um hub econômico global. “A vinda do presidente chinês ao Brasil demonstra as relações comerciais consolidadas, e Goiás sai na frente de outros estados ao ter realizado várias missões à China, incluindo uma com a presença do governador Ronaldo Caiado. Pouco tempo depois, gigantes chinesas já estavam estabelecidas no estado, como a Weichai em Itumbiara-GO.”

Parceria

Em agosto de 2023, o governo de Goiás, em colaboração com entidades do setor produtivo e empresas locais, recebeu o embaixador chinês Zhu Qingqiao e outros representantes da Embaixada da China para um encontro de três dias. Essa visita inédita reforçou o interesse da China no potencial econômico de Goiás.

Logo em seguida, em novembro de 2023, o governador Ronaldo Caiado, acompanhado do secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna Braga Filho, liderou uma missão oficial à China para fortalecer e firmar essas parcerias estratégicas. Durante a visita a nove cidades, destacaram-se o investimento de R$ 3 bilhões da CMOC em mineração e a instalação da Weichai em Itumbiara-GO, destinada à produção de motores e máquinas agrícolas. Além disso, um memorando de cooperação com a Huawei foi assinado, focando no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao setor público, impactando áreas como saúde, educação e segurança.

Foto: Divulgação

Legenda: Missão à China liderada pelo governador Ronaldo Caiado e pelo secretário Joel Sant’Anna Braga Filho.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo