Faina recebe cadastro do artesão neste sábado, 30 de maio


Interessados devem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social; próxima cidade que fará cadastro para confecção da Carteira do Artesão será Itapuranga (09/06)  

A Gerência de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) realiza neste sábado (30/05), a partir das 9h, em Faina – cidade localizada a 210 quilômetros da Capital -, o cadastramento gratuito dos interessados na confecção da Carteira do Artesão e do Trabalhador Manual. 

Será preciso comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Avenida Ailton de Barros, Centro, munidos de foto 3×4, Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço – todos os documentos com cópias -, e peças que comprovam o trabalho realizado. Ainda na cidade do Vale do Araguaia, 150 obras de artesãos goianos ficarão expostas na Feira de Música e Artesanato, que será realizada no domingo, durante a programação da Festa do Peão, ao lado do Posto Sena 10, logo na entrada da cidade.

A Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual garante benefícios como isenção do ICMS na comercialização dos  produtos dentro e fora do Estado de Goiás, entre outros. Oferece ainda possibilidade de acesso às linhas de crédito e aos recursos disponíveis em âmbitos federal, estadual e municipal.

O documento também é um facilitador para a participação em exposições e feiras nacionais. O gerente de Artesanato da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da SED, André Franco, explica que a carteira é uma identidade profissional importante também sob o ponto de vista da autoestima do trabalhador. “Quando alguém pergunta o que ele faz, ele terá um documento para provar. É uma carteira chancelada pelo governo estadual e também pelo Governo Federal”, pontua.  

Ranking
Atualmente Goiás está em 12º lugar no ranking brasileiro no cadastro de artesãos – 2.984 carteiras emitidas, incluindo os trabalhadores manuais. A expectativa é ultrapassar três mil carteiras com a iniciativa deste sábado, em Faina. 

O trabalho da Gerência de Artesanato da SED tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva do artesanato. A participação em feiras viabiliza, além da exposição e divulgação do trabalho realizado em Goiás, a comercialização das peças.  

Em Goiás, 105 municípios têm artesãos e trabalhadores manuais cadastrados. As cidades de Cristalina (220), Goiânia (210) e Pirenópolis (135) lideram o ranking. A carteira tem validade de quatro anos e precisa ser renovada para comprovar que o profissional continua atuando na área.

A próxima cidade que fará o cadastro para confecção da Carteira do Artesão será Itapuranga, no dia 9 de junho. 

As fotos abaixo são de peças que estarão expostas na feira.

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo