Entrevista ao Bom dia Goiás, da TV Anhanguera: formação de mão de obra e geração de emprego e renda via Cinturão da Moda

Os cursos profissionalizantes de corte e costura oferecidos pelo governo estão sendo realizados em 10 municípios goianos; o Cinturão da Moda já foi apresentado a cem cidades

Em entrevista ao vivo ao programa Bom dia Goiás, da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, na manhã desta quinta-feira (20/07), o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, falou sobre as ações do Governo de Goiás na condução do programa goiano Cinturão da Moda.

Criado para formar mão de obra especializada, aquecer a economia e tornar o polo de moda de Goiás o principal do país, o Cinturão da Moda está efetivamente em 30 municípios goianos, sendo que, em 10 deles, o Governo de Goiás realiza, nesse momento, cursos profissionalizantes de corte e costura.

Para formar costureiras e costureiros, a SIC contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com aulas de costura industrial em tecido plano e em malha. Os profissionais, que vão com todo o maquinário necessário, estão nos seguintes municípios: Ipameri, Acreúna, Cristianópolis, Bela Vista de Goiás, Piracanjuba, Quirinópolis, Paranaiguara (São Simão), Inhumas, Santa Tereza de Goiás e Cidade ocidental.

“São mais de meio milhão de reais investidos pelo Governo de Goiás na qualificação desses profissionais. O Senai vai até a cidade com instrutores e equipamentos para ofertar os cursos, em condições para a aprendizagem de fato, com uso dos equipamentos adequados. São cursos para fazer o produto final: costura reta, malha, jeans, moda íntima e moda praia, para atender todo o mercado brasileiro que vem a Goiânia comprar todas as semanas”, afirmou Joel.

Ao todo, cerca de 100 municípios já manifestaram interesse em participar do programa. “A SIC está aberta a disponibilizar treinamentos em outros lugares com vocação para produzir renda a partir da moda. Tanto auxiliamos os que já têm vocação, quanto os que não sabem e desejam aprender”, acrescenta o secretário.

Peças de confecção

Somente neste ano de 2023, 27 mil peças de roupa deram entrada no Centro de Distribuição do Programa Cinturão da Moda, que fica shopping Mega Modas, localização estrategicamente no Mega Moda, o coração do principal polo de moda do estado, na região da Rua 44.

Desde o início do programa, 70.859 peças de confecção chegaram ao Centro de Distribuição. A maior parte foi confeccionada nos municípios de Bela Vista de Goiás, Paranaiguara, Acreúna e Ipameri, respectivamente.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

 

 

 

 

 

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo