Encontro internacional amplia relações entre Goiás e Bélgica


Evento integra ações preparatórias para missão internacional que Governo de Goiás e empresários farão à Bélgica, Alemanha, Espanha e Holanda

O Governo de Goiás, por meio da Superintendência Executiva de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), participou do 4º Encontro Internacional de Comércio Exterior (Eice), realizado entre os dias 15 e 17 de setembro pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) em parceria com a SED e a Embaixada da Bélgica no Brasil.

O EICE visa difundir a cultura de comércio exterior e fomentar o desenvolvimento das empresas goianas por meio da inovação como estratégia de competitividade das empresas. O encontro contou com palestras, reuniões de negócios, cases de sucesso, intercâmbio cultural e troca de inovação e tecnologias e também serviu como ação preparatória para a próxima missão internacional que integrantes do Governo de Goiás e delegação de empresários farão à Bélgica, Alemanha, Espanha e Holanda, em outubro.

Representantes de setores de logística, máquinas e equipamentos industriais e audiovisuais e de pesquisa, desenvolvimento e inovação estiveram presentes. O superintendente executivo de Comércio Exterior da SED, William O’Dwyer, que na oportunidade representou o governador Marconi Perillo, destacou a importância das parcerias entre o governo e a iniciativa privada como estratégia para alcançar ótimos resultados do setor produtivo em Goiás.

“Estamos de mãos dadas para vencer os desafios. Temos resultados invejáveis num cenário nacional difícil. Prova disso é a nossa balança comercial com superávit positivo há 19 meses”, disse o superintendente.

O embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, declarou seu entusiasmo com Goiás e equiparou a reunião a uma importante plataforma para lançamento de parcerias e oportunidades de negócios com a Bélgica. “Trouxemos representantes do Porto de Antuérpia, o segundo maior em volume de negócios da Europa, de universidades e da Câmara de Negócios como a Belgalux. Nossos contatos com o Estado tem sido intensos há cerca de dois anos”, disse Smets.

Representante do Conselho Temático de Comércio Exterior e Internacional da Fieg (CTCOMEX), Emílio Bittar acredita no crescimento da base exportadora goiana. “Goiás passa por um momento de transformação industrial e investidores geralmente só conhecem Rio de Janeiro e São Paulo. Eventos como esse, de parceria, de ações pela inovação, só acrescentam. Eles querem relações para a vida toda, querem se estabelecer, sem oportunismo. Por isso essa é a hora de Goiás”, concluiu.

O presidente da Belgolux, Patrick Fidry, ressaltou os números positivos do Produto Interno Bruto (PIB) goiano e o crescimento do cenário industrial do Estado, reiterando o interesse dos belgas em negociar com Goiás. “Temos sinergias em várias áreas e queremos identificá-las. Trouxemos para esse encontro representantes de cerca de 100 empresas belgas de todos os portes para as rodadas de negócios”, anunciou, em tom otimista.

Fotos: Marcos Prado

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo