Empresários sul-coreanos vão investir em matriz energética goiana
Comitiva aposta em localização estratégica de Goiás para produção e distribuição de produtos e implantação de projeto de readequação da iluminação pública estadual
O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, presidiu importante reunião de negócios com empresários sul-coreanos nesta quinta-feira (20). A comitiva procurou conhecer as demandas das indústrias no Estado por matéria prima e oficializou a disponibilidade de recursos para financiamento em projetos de eficiência energética em municípios goianos, com fornecimento de lâmpadas de LED em substituição às lâmpadas tradicionais que demandam maior consumo de eletricidade.
Também participaram da reunião o secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro – um dos articuladores da vinda dos sul-coreanos a Goiás -; o secretário extraordinário Antônio Faleiros; os superintendentes de Comércio Exterior da SED, William O’Dwyer (executivo) e Luiz Medeiros; e prefeitos de municípios goianos contemplados no projeto de readequação energética.
Pela manhã os investidores sul-coreanos de setores de energias renováveis e com interesses na importação de carnes, grãos e níquel, entre outros produtos, se reuniram na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) com empresários goianos. O superintendente executivo de Comércio Exterior da SED, William O’Dwyer, abriu o encontro apresentando os indicadores econômicos do estado e as potencialidades de Goiás para a atração de investimentos.
Eficiência energética
Para o vice-governador e secretário José Eliton, o projeto articulado com os sul-coreanos reforça as discussões no que diz respeito ao uso de energias alternativas, uma vez que o tema está presente nas políticas de desenvolvimento do Estado. “Eficiência energética é uma das prioridades do Governo de Goiás. Por isso, queremos levar essa adequação técnica aos municípios goianos”, afirmou.
O Governo de Goiás coordenará a iniciativa que, em um primeiro momento, vai beneficiar doze cidades. No projeto que foi entregue ao vice-governador pelos sul-coreanos estão descritos os recursos e a viabilidade de execução.
A reunião, que ocorreu na Sala de Reuniões do 4º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, contou com as presenças dos prefeitos de Inhumas, Minaçu, Porangatu, Goianésia, Pirenópolis, São Luís de Montes Belos, Trindade, Senador Canedo, Goiatuba, cidade de Goiás, Valparaíso de Goiás e Planaltina.
A visita dos empresários, além de investimentos no Estado, tem como objetivo a ampliação das exportações de produtos goianos para a Coreia do Sul: carnes, soja e níquel, entre outros. Segundo o vice-governador, além da possibilidade de firmar novas parcerias, a visita da comitiva sul-coreana, bem como de todos os países que enxergam em Goiás uma oportunidade de investimentos, assegura importante troca de informações e conhecimentos. “Tão relevante quanto atrair novos parceiros é buscar cada vez mais informações sobre ciência e tecnologia, fundamentais para nosso crescimento”, afirmou José Eliton.
Localização estratégica
Seong Gyu Choi, representante da Cosmoin Co. Ltd (LED CO.), afirmou que a localização estratégica de Goiás facilita a logística e transporte, fator que foi decisivo na escolha do Estado para os investimentos do grupo. “Além disso, o apoio que recebemos do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton, bem como de todo o governo, é um grande diferencial. Somos sempre muito bem acolhidos aqui”, afirmou o empresário.
Durante o encontro, o prefeito de Goiatuba, Fernando Vasconcelos, falou em nome dos demais. Ele, que recentemente fez parte da comitiva do governo de Goiás à missão comercial ao leste europeu (Rússia, Belarus e Polônia), ressaltou o pioneirismo da iniciativa. “Nós, prefeitos, esperamos que haja uma revolução quanto ao consumo e eficiência não somente nesses doze municípios, mas em todo o Estado”, finalizou.
A comitiva sul-coreana é integrada pelos empresários Kwang Nam Kang, Kim Tae Won e Esra Jung, da J-ECO LLC Holdings Group; Richard Lee Carson Selman, presidente da Jasmim Solar Pty Ltda.; Lee Kye Do, da Anyususl Solar Park Korea; Seong Gyu Choi, da Cosmoin Co. Ltd (LED CO.); Andrea Kim, da PTS Korea CO Pure Tecg System Water Ltd.; Seung Kyun Shin e Byoung Gu Kim, da Woori Bank.
Fotos: André Saddi
Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487