Em Valparaíso, titular da SED participa da assinatura de atos do Governo de Goiás


Vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton esteve ao lado de Marconi na oficialização da retomada das obras do Sistema Produtor de Água Corumbá

Os governos de Goiás e do Distrito Federal assinaram, nesta quinta-feira (09/04), ordem de serviço para reinício das obras do Sistema Produtor de Água Corumbá. A solenidade foi realizada no canteiro de obras da Estação de Tratamento de Água, em Valparaiso de Goiás. O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, participou do evento ao lado dos governadores Marconi Perillo e Rodrigo Rollemberg.

Em números, a retomada das obras do Sistema Produtor é sinônimo de benefícios para 1,3 milhão de habitantes dos seguintes municípios: Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental e Luziânia, em Goiás; e Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Núcleo Bandeirante, no Distrito Federal.

O custo do projeto está estimado em R$ 104 milhões, com previsão de conclusão em 2016. Inclui a construção de uma adutora de 28 quilômetros de extensão, que captará água no lago Corumbá IV, em Luziânia, e levará para Valparaíso de Goiás, onde será construída Estação de Tratamento. A primeira etapa desta obra vai elevar a capacidade de produção de água tratada para 2,8 mil litros/segundo. A etapa seguinte dobrará essa capacidade para 5,6 mil litros/segundo. 

Agrodefesa
Neste mesmo evento que contou com a presença do vice-governador, Marconi assinou quatro atos. O primeiro deles celebra Protocolo de Intenções entre a Agrodefesa, órgão jurisdicionado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal. Visa aprimorar a inspeção sanitária, certificação e trânsito de produtos agropecuários nos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride). O presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, também esteve na solenidade.

O segundo ato assinado foi um acordo de cooperação com a Companhia de Desenvolvimento e Planejamento de Brasília (Codeplan) para estudo sócio econômico da população do Entorno. Também foi assinado o ato de convocação da 1ª Conferência de Manejo dos Rejeitos Sólidos do Entorno, a cargo do Consórcio de Rejeitos Sólidos, a ser realizada nos dias 22 e 23 de outubro deste ano. E no último ato, a Associação dos Municípios Adjacentes do Entorno (Amabi) apresentou proposta de criação de um consórcio de Saúde, para o qual pediu apoio dos governadores de Goiás e de Brasília.

Fotos: Wildes Barbosa

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo