Em artigo publicado no jornal DM Anápolis, o titular da SIC, Joel Sant’Anna, celebra os 118 anos do município, destacando o protagonismo industrial da região

Anápolis celebra 118 anos com protagonismo industrial e novos investimentos

Joel de Sant’Anna Braga Filho

A cidade comemora seu aniversário impulsionada por novos investimentos e pela expansão do polo industrial.

No aniversário de 118 anos de Anápolis, celebrado nesta quinta-feira (31/07), o município reafirma, mais uma vez, seu papel estratégico como motor do desenvolvimento econômico de Goiás. Com forte atuação da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), a cidade, localizada no eixo entre Goiânia e Brasília (DF), é hoje um dos principais polos industriais, logísticos e farmacêuticos do Brasil.

Esse protagonismo se deve, em grande parte, ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), um dos maiores e mais relevantes distritos industriais da região Centro-Oeste. O DAIA abriga centenas de indústrias e gera milhares de empregos diretos. E o futuro reserva ainda mais: com a expansão do Daiaplam realizada pelo governador Ronaldo Caiado, novas empresas devem se instalar nos próximos anos, reforçando o papel da cidade como centro de inovação e produção.

Entre os investimentos recentes mais expressivos, destaca-se a atuação do Governo de Goiás e da SIC em missões internacionais. Durante visita oficial à China, em 2024, foram firmados acordos estratégicos para ampliar a presença de empresas estrangeiras em Goiás e fortalecer a logística internacional com base em Anápolis.

Um dos destaques foi a parceria com o GYB Group, viabilizada com apoio da PSCO International, para a utilização do Porto Seco de Anápolis na exportação de granéis sólidos, como açúcar e minerais. Além disso, a gigante chinesa Zhonghong, maior produtora de materiais cirúrgicos da China, firmou acordo com o Governo de Goiás para instalar uma sede no município e distribuir seus produtos no Brasil.

Empresas como Perlen, Elis, GeoLab, Vitamedic, Hypera e CAOA Chery, que aportou R$ 1,5 bilhão em sua unidade local, consolidam Anápolis como um centro de referência para a indústria farmacêutica e automotiva nacional. Mais recentemente, em 2025, a cidade passou a abrigar a primeira planta da Indústria Brasileira de Gases (IBG) na região Centro-Oeste, com um investimento de R$ 140 milhões, reforçando a atratividade do município para novos empreendimentos.

Anápolis é, sem dúvida, o pilar da industrialização de Goiás. O trabalho da SIC tem sido garantir que o município continue sendo um ambiente atrativo para grandes investidores, oferecendo estrutura, segurança jurídica e mão de obra qualificada.

Celebrar os 118 anos de Anápolis é reconhecer sua importância histórica, econômica e estratégica para o presente e o futuro do nosso estado.

Joel de Sant’Anna Braga Filho é secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo