Em artigo no Jornal O Popular, Joel fala sobre missão comercial à China
Goiás vai à China em missão comercial
*Joel de Sant’Anna Braga Filho
Celebrar acordos entre Goiás e os governos provinciais da China e prospectar novas oportunidades para programas estratégicos do governo e da comunidade empresarial goiana. Estes são os objetivos da missão comercial de Goiás à China no mês que vem.
Com o governador Ronaldo Caiado realizaremos uma extensa agenda com os governos provinciais chineses entre os dias três e quatorze de novembro, quando passaremos por nove cidades.
A China é a principal parceira comercial do Estado de Goiás e respondeu, somente em 2022, por 53% do faturamento goiano com exportações de produtos do agro, o equivalente a 6,2 bilhões de dólares. Nos primeiros seis meses deste ano, as exportações àquele país já somam U$ 3,7 bilhões.
E as relações comerciais entre Goiás e China seguem a tendência de mais crescimento. Nos próximos de 10 anos, Goiás tem potencial para aumentar em cerca de 50% as exportações para a China, segundo levantamento do Centro Empresarial Brasil-China (CEBC).
Em nossa missão no gigante asiático, Goiás assinará acordos com empresas como a Chint Power (soluções em energia), que se instalará em Itumbiara, e a Weichai Group (motores elétricos), com instalação, também, em Itumbiara; e a Huawei (líder global em tecnologia de soluções de informação), de cooperação.
Faremos, ainda, visitas técnicas a várias empresas, entre elas, a BYD (líder no mercado automobilístico), além de assinaturas de memorandos com grandes multinacionais chinesas.
Como titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás (SIC), e sob a diretriz do governador Ronaldo Caiado, temos trabalhado para trazer grandes parceiros comerciais chineses, especialmente para o interior.
Agora, graças a esforços conjuntos, avançaremos com acordos internacionais que vão garantir mais espaço para o empresário goiano; mais desenvolvimento a Goiás; mais geração de emprego e renda e qualidade de vida aos goianos.
Em nossa comitiva teremos gestores, parlamentares, a primeira-dama Gracinha Caiado, que conhecerá empresas com atuação em ações sociais e buscará parcerias para o nosso estado, representantes de várias empresas, como o Porto Seco de Anápolis, e a Caoa, que tem operação com a chinesa Chery, e vários prefeitos, entre eles, Dione Araújo, de Itumbiara.
No nosso radar vários temas serão cuidadosamente trabalhados: relações internacionais, negócios, agricultura, mineração, educação, pesquisa, cultura, cidades inteligentes e tecnologia da informação, e esportes.
Destaco que, em setembro, Goiás recebeu o prêmio Excelência em Competitividade na categoria “Destaque Crescimento”, como o estado que mais cresce no Brasil. Atualmente, temos mais de um milhão de empresas em funcionamento e exportamos para 189 países.
Dessa forma, esperamos que a nossa ida à China não só contribua para aumentar esses dados, como ajude Goiás a melhorar a vida da população com mais oportunidades de trabalho e ainda mais qualidade de vida.
*Joel de Sant’Anna Braga Filho é secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás