Dia da Indústria: Em honra a um setor vital para toda a sociedade

Joel de Sant’Anna Braga Filho

A história da indústria em Goiás é marcada por um avanço gradual, refletindo a transformação do estado ao longo dos séculos. No período colonial, a economia era baseada na mineração de ouro e na pecuária. Com o declínio da atividade mineradora no século XIX, a agricultura adquiriu proeminência. Apenas no início do século XX, as pequenas iniciativas industriais começaram a surgir, especialmente no setor de beneficiamento de produtos agrícolas. Hoje, Goiás é um dos estados mais industrializados do Centro-Oeste, com uma economia robusta e de grande importância para a região.

No Dia da Indústria, celebrado nesta data de 25 de maio, é oportuno refletir sobre a importância desse setor vital para o desenvolvimento da sociedade, que influi diretamente na ascensão da economia, geração de empregos, progresso e inovação tecnológica como um todo. No coração do país, Goiás se destaca como um polo industrial dinâmico e plural, contribuindo significativamente para a economia nacional. Com uma localização estratégica e um ambiente favorável aos negócios, o estado tem se consolidado como um importante centro industrial, abrigando uma variedade de segmentos produtivos que impulsionam sua evolução.

Por essa razão, nesse dia especial, mais do que celebrar a indústria, é preciso também celebrar os empreendedores e trabalhadores essenciais que atuam como as peças fundamentais desta enorme engrenagem que mantém a economia girando continuamente. Sem os trabalhadores, a máquina que transforma matérias-primas em produtos essenciais que melhoram a vida de toda a população emperraria. Sem os empreendedores, que transformaram sonhos em realidade por meio de suas ambições de criar um mundo melhor, essa máquina sequer existiria.

Mais do que acreditar nessas pessoas, nós, da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), em nome do Governo de Goiás, buscamos incentivá-las e proporcionar oportunidades. A indústria goiana vivencia altas históricas, conforme atestam as pesquisas. Em novembro de 2023, Goiás atingiu o maior nível de produção industrial registrado, com 114 pontos no índice que mede a série histórica que é calculada desde 2002. O recorde anterior havia sido em outubro de 2019, antes da pandemia de Covid-19, quando foram atingidos 111,7 pontos.

Avançando para pesquisas industriais mensais mais recentes, no primeiro trimestre deste ano, o setor industrial goiano registrou uma alta de 10,9%, índice muito superior ao nacional, de 1,9%. Os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são animadores. Indicam que estamos seguindo no caminho correto, com Goiás atuando como forte indutor do desenvolvimento econômico, principalmente devido a boa gestão do governador Ronaldo Caiado em áreas como segurança pública, saúde e educação, imprescindíveis para atrair e manter empresas no estado.

Outros pontos, como a implementação de políticas de incentivo fiscal para a atração de investimentos e a expansão das empresas locais, e programas capacitação de mão de obra e apoio à inovação, como o Cinturão da Moda, voltado para a indústria têxtil, são alguns dos nossos projetos que têm contribuído para o fortalecimento da indústria em terras goianas. Além disso, houve uma redução do custo produtivo ao longo dos anos e garantia de segurança jurídica, com destaque para a disponibilização de uma infraestrutura favorável com os distritos industriais, aptos para receber e instalar grandes corporações, nacionais e estrangeiras.

Esses fatores contribuíram para criar o setor industrial diversificado de Goiás, que abrange desde a agroindústria até a indústria farmacêutica, de mineração e automobilística. Uma pluralidade que não só fortalece a economia local, mas também a torna resiliente frente às flutuações de mercado. Ainda, é evidenciado um crescimento atrelado a políticas sustentáveis, alinhados com tratados internacionais de meio-ambiente e sustentabilidade. Iniciativas em energia renovável, como a produção de biocombustíveis e o uso de energia solar, entrelaçam o progresso com a responsabilidade ambiental.

No entanto, acreditamos que possamos alcançar voos ainda mais altos. O potencial da indústria goiana ainda não foi explorado em sua totalidade, e há muito mais que pode ser feito para beneficiar o nosso estado. Em honra ao Dia da Indústria, reconhecemos não apenas as conquistas passadas, mas renovamos o compromisso de um futuro de melhoria contínua, para que a indústria em Goiás continue a prosperar e a gerar oportunidades para todos.

Joel de Sant’Anna Braga Filho é secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo