Cluster de Joias deve fechar parcerias com Correios para exportação de produtos

Negociações começaram durante Ficomex 2024

O Cluster de Joias, uma iniciativa que reúne artesãos dos municípios de Campos Verdes, Pirenópolis e Cristalina e advém do Plano Estadual de Recursos Minerais de Goiás (PERM-GO), deve fechar parceria em breve com os Correios.

O assunto foi discutido durante a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), realizada em Goiânia, entre os dias 27 e 29 de agosto. A presença do cluster no evento, proporcionada pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), possibilitou o início das conversas.

“A SIC continuará a incentivar o progresso e a fornecer ainda mais oportunidades para que os artesãos goianos demonstrem todo o seu talento e a riqueza mineral do nosso estado”, celebra o titular da pasta, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

“Os Correios entraram em contato conosco para desenvolver uma consultoria que consiste num API de integração, para que possamos ter diretamente essa facilidade com as exportações, um novo marco para nós no comércio exterior”, detalha Luiz Triers, presidente da Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (ACEAPP), que esteve presente no evento.

PERM
O Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO) é resultado da colaboração entre o governo de Goiás – por meio da SIC -, setor produtivo, instituições acadêmicas, governamentais e a sociedade. O objetivo é propor ações e políticas públicas para o planejamento e gestão da atividade minerária para os próximos 20 anos, capazes de identificar e sanar as dificuldades para o potencial crescimento da mineração no estado, investindo no setor.

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo