Cadeias produtivas: MDIC anuncia R$ 3 mi para Cavalcante
Convênio irá promover desenvolvimento sustentável com valorização e agroindustrialização
O secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, assinou, na última sexta-feira (28), um convênio, no valor de R$ 3 milhões, com o município de Cavalcante (GO), para promover o desenvolvimento sustentável do município, com valorização e agroindustrialização das cadeias produtivas da sociobiodiversidade da região.
O convênio irá possibilitar o fomento ao Turismo Sustentável de Base Comunitária e a aquisição de maquinários, equipamentos, implementos, materiais, insumos e serviços para a estruturação produtiva de cadeias da mandioca, arroz, baru e óleos. O convênio também irá possibilitar a qualificação tecnológica e o acompanhamento técnico para a valorização das práticas produtivas da comunidade quilombola Kalunga.
“Sabemos da importância desses projetos para que a gente possa garantir o desenvolvimento sustentável dessas comunidades, gerar renda e negócios mas, ao mesmo tempo, preservar esse bioma fantástico, maravilhoso e indispensável que é o cerrado”, afirmou Rollemberg.
O convênio terá a vigência de 18 meses. O recurso é proveniente de emenda parlamentar do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).
INCENTIVOS PARA CAVALCANTE
Durante a cerimônia, além da assinatura do convênio, o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciaram a abertura do novo Portão Norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Rollemberg lembrou, ainda, o anúncio feito pelo presidente Lula de criação de um Instituto Federal em Cavalcante. “É uma conquista histórica para as comunidades”, reforçou Rollemberg.