Governadores do Brasil Central alinham discurso e apresentam demandas da região


Termina nesta sexta-feira, 04/03, o 7º Fórum de Governadores do Brasil Central. O objetivo, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Peixoto, que é membro do Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central (BrC), é identificar os interesses de cada Estado, alinhar as demandas prioritárias e caminhar para definir os primeiros projetos a serem executados.

Participam do fórum secretários de Estado e governadores dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Neste encontro, o primeiro do ano, tem sido discutido ainda a possibilidade da entrada do Maranhão no bloco.

Thiago Peixoto acredita que, mesmo em um momento de crise política e econômica pela qual o Brasil passa, o consórcio permite elaborar e executar projetos por meio de parcerias público-privadas e concessões. “Quando há interesse e força de vontade, as coisas podem acontecer”, avaliou.

A infraestrutura logística e suas formas de financiamento foi o principal tema debatido durante o encontro, que também discutiu as altas taxas de juros vigentes hoje no país. Ao encerrarem o fórum nesta sexta-feira, 04/03, os governadores seguem para Brasília, onde terão encontro com a presidenta Dilma Rousseff. A ideia é que eles alinhem o discurso e levem um documento ao Palácio do Planalto com as demandas dos Estados que fazem parte do Consórcio Brasil Central.

O bloco foi criado no ano passado com a proposta de construção de uma agenda de superação da crise econômica que prevalece no país. “Não podemos ficar parados apenas lamentando as dificuldades. Precisamos ser proativos e ter iniciativa para superar um momento ruim. Nosso papel é atuar com criatividade para estarmos preparados para deixar primeiro a crise”, destacou o governador Marconi Perillo, que liderou a criação do Movimento Brasil Central e é o atual presidente do BrC.

7º Fórum de Governadores do Brasil Central

Data: 4 de março (sexta-feira)

Horário: 8 horas às 12 horas

Local: Sala de Reuniões da governadoria – 10º andar do PPLT

Assunto: Serão tratados temas como a importância da infraestrutura e logística para a região, a análise da adesão do estado do Maranhão ao Consórcio Brasil Central (BrC) e a possibilidade de parcerias entre o consórcio e o BNDES. Estarão presentes os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), presidente do consórcio; Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB); Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB); Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB); Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB); e Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), assim como os membros do Conselho de Administração do BrC. Também estarão presentes representantes dos governos do Maranhão e do Amazonas. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, fará apresentação, assim como a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) e o diretor executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal. Federações das indústrias e da agricultura dos estados do bloco também estarão presentes.

 

Observação: Os governadores concederão COLETIVA DE IMPRENSA às 8:30 no 10º andar para falar sobre a reunião de Goiânia.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo