Indústria goiana cresce 10,4% em fevereiro

Comparação é com mesmo mês do ano anterior, aponta pesquisa do IBGE

A indústria goiana registrou aumento na produção de 10,4% em fevereiro em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (9), mostra que a alta do setor em Goiás é mais do que o dobro da nacional, que cresceu 5%, se comparado com fevereiro de 2023. Os alimentos e os derivados do petróleo são os destaques do mês.

“As pesquisas mostram o trabalho incessante que realizamos ao longo do último ano, com incentivos e atrações de novas indústrias em todo o estado de Goiás. Inúmeros dados destacam que estamos à frente da média nacional, o que mantém a economia aquecida e gera emprego e renda para a população”, ressalta o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

A alta é a décima consecutiva do setor industrial no estado, com variação de 7,3% no acumulado dos últimos 12 meses. Já os produtos com a maior variação foram: fabricação de coque (um tipo de combustível), produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (84,2%), e fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (82%).

No entanto, a principal atividade no mês, devido ao peso na produção industrial do estado, foi a fabricação de produtos alimentícios (carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, maionese, carnes e miudezas de aves frescas ou refrigeradas, e resíduos da extração de soja), com aumento de 15,8%, contribuindo com 7,49 pontos percentuais na taxa de crescimento total da indústria goiana.

PIM-PF
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) é responsável por gerar indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação. Desse modo, as informações analisam o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma unidade da federação ou entre unidades da federação, em diferentes setores de atividade.

Foto: Secom

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo