Em parceria com Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços, FGM realiza evento sobre gestão de resíduos sólidos

Superintendente de Desenvolvimento Regional da SIC, Marcos Sussumo representa titular da pasta, Joel de Sant’Anna Braga Filho, em encontro que terá palestras, exposição jurídica e rodas de conversas com diversas instituições parceiras da federação

Com apoio da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e outros parceiros, a Federação Goiana de Municípios (FGM) promove o evento “Estratégias Municipais para Gestão de Resíduos Sólidos, nesta quarta-feira (28/02), a partir das 8h, no auditório Eli Alves Forte, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).

A iniciativa tem como objetivo promover e abordar diversas discussões sobre as questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos em todos os municípios goianos, com atenção especial para o debate do programa “Lixão Zero”.

Com foco nos gestores municipais, técnicos, profissionais da área ambiental e demais interessados, as palestras resultarão na promoção e aprimoramento das políticas públicas relacionadas à gestão de resíduos sólidos em todo o estado de Goiás.

Durante o evento, o superintendente de Desenvolvimento Regional da SIC, Marcos Sussumo, realizará a palestra “Convênio para elaboração de projetos executivos para área de transbordos, ecopontos e centro de triagem de resíduo”.

“Esses projetos são para auxiliar as prefeituras na questão da logística reversa, que toda região tem que realizar, como exemplo das coletas seletivas, e também para a finalização dos aterros sanitários”, destaca Sussumo. “Essa construção coletiva será de extrema importância para que possamos entregar para os municípios todos os projetos finalizados, para que assim haja a execução de forma eficaz”, complementa o superintendente.

Além da SIC, a programação contará com a participação de representantes da OAB, da Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), das secretarias estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Retomada, da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) e ainda do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Manhã
8h: Café da manhã e credenciamento
9h: Abertura
9h30: Posicionamento do MPGO referente ao Decreto Nº 10.367/2023
9h40: Exposição jurídica referente ao Decreto Nº 10.367/2023
9h50: Palestra Abrema
10h20: Apresentação de empresas de aterro sanitário privado de Goiás
11h20: Convênio para elaboração de projetos executivos para área de transbordos, ecopontos e centro de triagem de resíduo

12h: Intervalo de almoço

TARDE
13h30: Apresentação do passo a passo para os aterros de pequeno porte
14h20: Roda de conversa sobre o futuro dos consórcios
15h: Coffee-Break
15h30: Desafios da implantação e elaboração do plano da coleta seletiva
16h30: Cobrança da taxa de resíduo (convênio, metodologia e instrumento)
17h: Encerramento

Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo