Principal destaque no maior nível de produção industrial da história do estado, setor de vestuário tem alta de 426% em Goiás
Recorde em pesquisa do IBGE se deve principalmente aos avanços nos setores de vestuário, indústria automotiva e indústria química
Segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás atingiu o maior nível de produção industrial da história, de acordo com dados referentes ao mês de novembro de 2023. O estado atingiu a marca de 114 pontos no índice histórico, superando o recorde anterior de outubro de 2019 (111,7 pontos). O principal destaque desse cenário positivo foi o setor de vestuário, com uma alta de 426% durante o período.
Maria Serenita de Jesus Veiga, costureira há mais de 40 anos, destaca a importância do projeto Cinturão da Moda, implementado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) no início de 2022, com o intuito de impulsionar a indústria têxtil e de confecção no estado. Atualmente, Maria trabalha para a prefeitura de Bela Vista, coordenando o trabalho de diversas costureiras filiadas ao programa.
Desse modo, ela pôde testemunhar de perto as mudanças que essa iniciativa da SIC teve na vida dessas mulheres, desde o auxílio para a capacitação profissional até a melhoria na renda. “Esse projeto, o Cinturão da Moda, do Governo de Goiás, veio para estar ajudando as nossas costureiras. Porque antes elas tinham a profissão, mas não tinham o trabalho, ou às vezes tinham que estar procurando fornecedor. Hoje elas não têm que se preocupar com isso.”
Apesar de trabalhar na prefeitura há quase três década, Maria Serenita também aplica cursos no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) há mais de onze anos. Assim, ela destaca a conquista da independência dessas mulheres por meio do trabalho no setor de vestuário. “Muitas das costureiras aprenderam a ver que elas conseguem, com o próprio trabalho, realizar seus sonhos. Então foi muito bom [o Cinturão da Moda], porque esse projeto veio para ajudar cada uma delas, e elas são muito gratas por isso.”
Osmilda Aparecida Borges Romero, endossa as palavras de Maria Serenita com a própria experiência que adquiriu trabalhando na costura industrial: “Eu realizei um sonho de costurar na costura industrial graças ao Cinturão da Moda, e hoje temos o apoio do governo do estado e da prefeitura.”
Desde o seu início, o projeto Cinturão da moda já confeccionou mais de 70 mil peças de roupa comercializadas na região da 44, criou centenas de empregos e qualificou mão de obra na capital e em mais de 30 municípios do interior. Assim, Osmilda também confirma a alta impressionante do setor ao longo do último ano. “Em 2023 aumentou muito a procura pela mão de obra de costura industrial. Vários lojistas têm nos procurado para costurar.”
Além do setor de vestuário, outros setores que impulsionaram o nível da produção industrial em Goiás foram a fabricação de veículos automotores (31%) e os produtos químicos (22%). A indústria alimentícia figurou em 4º lugar (17,8%), impulsionada pela produção recorde do agronegócio. No acumulado do ano – comparativo de janeiro a novembro de 2023 com o mesmo período de 2022 –, Goiás alcançou aumento de 4,9%. Nesta categoria, o Estado ficou posicionado na quarta colocação.
Os números também mostram crescimento, em Goiás, de 16,6% na variação interanual, enquanto que o Brasil avançou apenas 1,3% na comparação com novembro de 2022.
“Os resultados refletem o comprometimento e a dedicação do governo de Goiás com o setor industrial. Nosso empenho está focado no crescimento econômico do estado, e esses números comprovam”, destaca o titular da SIC, Joel Sant’Anna Braga Filho.
Brasil
No cenário nacional em novembro de 2023, a produção industrial avançou 0,5% frente a outubro, na série com ajuste sazonal, após registrar variações positivas em outubro (0,1%), setembro (0,1%) e agosto de 2023 (0,2%). Na comparação com novembro de 2022, na série sem ajuste sazonal, houve crescimento de 1,3%, quarta taxa positiva consecutiva.
O acumulado no ano variou 0,1% e o dos últimos 12 meses, mostrou variação nula (0,0%), mantendo a estabilidade observada desde maio de 2023 (0,0%).
Pesquisa Industrial Mensal
A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real da indústria, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade industrial.
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás