Confira a programação do MINERA GO, que inaugura uma nova etapa para o setor da mineração em Goiás

Nos dias 12 e 13 de dezembro, participe do evento MINERA GO, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO), com o tema “Construindo a Política Mineral Goiana”. Promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e pela Comissão de Minas e Energia da ALEGO, o MINERA GO, terá uma extensa programação, iniciando com a Cerimônia de encerramento da primeira etapa do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO), além de exposição de stands dos parceiros que trabalharam, apoiaram e estão construindo o plano em parceria com o governo de Goiás.

A coordenadora do PERM, Lívia Parreira, ressaltou a trajetória do PERM durante esse ano: “Para a construção do Plano Estadual de Recursos Minerais, viajamos o estado de Goiás, conversamos com quase 2 mil pessoas, para construção participativa deste projeto estratégico para Goiás.

“A mineração corresponde a cerca de 30% de todo o PIB estadual e a aproximadamente 20% do total das exportações estaduais. Com o encerramento da primeira etapa do PERM, a expectativa é aumentar ainda mais os rendimentos do setor, de forma completamente sustentável, trazendo mais desenvolvimento e renda para Goiás”, enfatiza o titular da SIC, Joel Sant’Anna Braga Filho.

O evento começa às 8h30 de terça-feira, 12 de dezembro, com o lançamento do canal do Minerador, palestras, rodas de conversas, apresentação de mapas interativos e homenagem aqueles que contribuíram para o sucesso do PERM-GO, além da Mostra Cluster de Joias. A exposição e os estandes ficarão à mostra todos os dias, reunindo mineradoras, instituições, universidades e autoridades e destacando a participação inclusiva no desenvolvimento da política mineral goiana.

Mostra do Cluster de Joias

Outro destaque do MINERA GO é a Mostra do Cluster de Joias, a qual permite uma abordagem integrada dos diversos atores envolvidos na atividade de produção de joias. O Cluster de Joias resulta da cooperação entre empresas do mesmo setor e é caracterizado pela verticalização das gemas e pedras preciosas encontradas em território goiano, com a integração do ambiente de extração, beneficiamento e comercialização de produtos. Além disso, promove a ampliação do mercado e torna possível a integração ao turismo natural e cultural.

Lívia Parreira, coordenadora do PERM, ressalta que é necessário criar uma cultura colaborativa e inovadora para obter maior competitividade. “Para que seja possível a estruturação do cluster, deve haver cooperação entre as empresas do mesmo setor, que até então eram concebidas como concorrentes e o papel da política pública estadual é atuar como integrador para melhoria do ambiente de negócios”, completa.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo