Inovação e Tecnologia são destaques em Encontro de Comércio Exterior


O terceiro dia do 4º Encontro Internacional de Comércio Exterior seguiu com a realização do seminário Tour of Brazil. O evento, que ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), teve como destaque a realização de palestras e casos de sucesso voltados para as áreas de inovação e tecnologia.

A palestra sobre o Horizonte 2020, programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia (UE), apresentada por Piero Venturini, chamou a atenção dos participantes pela proposta que tem de estimular a excelência científica na Europa. Considerado o maior programa de investigação e inovação da história da União Europeia, e com 80 milhões de euros de financiamentos disponíveis ao longo de sete anos (2014 a 2020), o programa, que tem o apoio político dos dirigentes europeus e dos membros do Parlamento Europeu, é considerado crucial para que a Europa sustente, segundo Venturini, um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

Charlotte Grawitz, da Euraxess, rede internacional para a Mobilidade de Pesquisadores, apresentou o projeto que tem como objetivo atrair pesquisadores para a Europa. A empresa possui base no Brasil, China, Índia, Japão e América do Norte, além de uma unidade para atender a Asean, bloco de países do Sudeste Asiático. Segundo ela,  a rede é o melhor caminho para quem pretende prosseguir a sua carreira de investigação na Europa ou permanecer conectado a ele.

Representante da Altissia, empresa de desenvolvimento de software para treinamento, Patrick Fidry ressaltou a importância das parcerias com universidades e apresentou estudos de caso de projetos de cidadania com governos. Ele citou, como exemplo, o programa criado para atender especificamente desempregados na Bélgica.  Os incentivos governamentais dentro da UE, com participação das Embaixadas, encerrou a primeira parte da programação do evento.

Casos de Sucesso

O ‘case’ do empresário brasileiro, Rubens Valentini, foi um dos pontos alto do evento. Proprietário de empresa que se beneficiou de transferência de tecnologia europeia para a criação de porcos, que foca o bem-estar animal e a correta alimentação controlada por meio de chip eletrônico, ele mostrou como a tecnologia pode se tornar a principal aliada dos seus investimentos.

O superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento, Luiz Medeiros Pinto,  representou o governador Marconi Perillo no evento que foi prestigiado também pelo embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, pelo ministro  da Comunidade Comum Europeia, Augusto de Albuquerque, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves.  Participaram, ainda, a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação da SED, Aline Figlioli, e representantes de embaixadas e de câmaras de comércio, além de empresários belgas e brasileiros.

Luiz Medeiros afirmou que o evento foi uma grande oportunidade para o intercâmbio com países  que possuem tecnologia e experiência a oferecer. “Hoje tivemos a oportunidade de constatar que a pesquisa só tem sentido se for aplicada a parceria entre governo, academia e empresa”.

Fotos: Jota Eurípedes

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
(62) 3201-5463, 3201-5487

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo