Programa de Compliance Público: O que é apetite ao risco e como defini-lo
O QUE É APETITE AO RISCO E COMO DEFINI-LO?
O apetite ao risco é uma importante ferramenta para as empresas. Isso porque os riscos são inerentes aos negócios e estar preparado para evitar, lidar e até mesmo buscá-los – dependendo do seu objetivo estratégico – pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva frente aos concorrentes.
O que é apetite ao risco?
De acordo com o ISO 73:2009, apetite ao risco é a “quantidade e tipo de risco que uma organização está disposta a buscar, manter ou assumir”. Importante destacar que os riscos assumidos possuem um propósito e tem como objetivo final ajudar a alcançar os objetivos estratégicos da companhia.
O apetite pode ser definido a partir de uma matriz de probabilidade e consequência, como no exemplo abaixo:
Por que é importante definir o apetite ao risco?
Como falamos, não existe negócio totalmente seguro e a melhor forma de lidar com essa realidade é estar preparado para enfrentá-la. Ao definir o apetite ao risco, uma empresa consegue se adiantar e prever planos de mitigação e correção essenciais para gerenciar essas ameaças.
Companhias que possuem um plano de crescimento ambicioso ou que estão passando por mudanças, naturalmente precisarão correr maiores riscos para alcançar seus objetivos. Porém, mais risco não significa qualquer risco. Se o seu plano é alcançar maior rentabilidade em uma determinada região de atuação, não há motivo para arriscar uma expansão que demande altos investimentos, por exemplo.
Sendo assim, o apetite ao risco ajuda a direcionar a distribuição de recursos – sejam humanos ou financeiros – da organização de acordo com a meta determinada para o sucesso dos seus negócios.
Adicionalmente, permite que a empresa desenvolva mecanismos para evitar e lidar com os riscos inerentes ao seu crescimento. Desta forma, é possível diminuir suas fragilidades, ganhar a confiança dos stakeholders, aumentar a vantagem competitiva e evitar ser surpreendida por adversidades.
Apetite ao risco x Tolerância ao risco
Esses termos normalmente são confundidos, porém possuem significados diferentes que precisam ser esclarecidos.
Enquanto o apetite ao risco refere-se ao grau de exposição a perdas que a organização vê como aceitável, de acordo com seus objetivos e recursos, a tolerância ao risco define o nível de variação do apetite que a empresa se dispõe a tolerar.
Por exemplo, sua empresa pode assumir o risco de expandir para um novo país, mas colocar um limite de tolerância no valor do prejuízo que essa nova operação pode trazer e do tempo que pode demorar para começar a dar lucro.
FONTE: https://blog.neoway.com.br/