Governo de Goiás reforça discussão de parcerias comerciais entre China e Comigo

Reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira entre representantes da embaixada chinesa no Brasil e da cooperativa, acompanhada por auxiliares do Estado, trata de temas ligados ao agronegócio

O Governo de Goiás participou, por meio das Secretarias de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de reunião do embaixador da China, Zhu Qingqiao (e comitiva), com a Cooperativa Comigo. O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, também esteve presente. O encontro aconteceu no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Na ocasião, discutiu-se parcerias comerciais entre China e Goiás no âmbito do agronegócio. 

“O objetivo é impulsionar o agro e estreitar ainda mais as relações entre ambos os países. Atualmente, a República Popular da China é o principal destino das exportações do Estado de Goiás, com o envio de 53% da produção agropecuária goiana, o que equivalente a US$ 6,2 bilhões”, observa o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho. 

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo, frisa que a visita teve por objetivo apresentar ao embaixador as potencialidades do Estado de Goiás sob as perspectivas de todos os elos da cadeia produtiva. “A China é o nosso principal parceiro comercial. Então é essencial termos uma relação próxima, não só comercial, mas também institucional”, declara.

Na reunião foi destacado o modelo de cooperativismo empregado pela Comigo para o desenvolvimento de pequenos produtores rurais, no qual os representantes chineses demonstraram interesse. Atualmente, a Comigo é a maior cooperativa do Centro-Oeste e a terceira maior do Brasil. 

“Há uma série de investimentos também na produção sustentável, pensando a preservação de recursos e a conscientização do produtor rural, o que abre margem para um importante intercâmbio de informações entre os dois países”, enfatizou o superintendente de Atração de Investimentos Internacionais da SIC, Plínio Viana, que participou das discussões. 

Os debates foram na esteira do anúncio recente do governador Ronaldo Caiado acerca dos investimentos de grandes empresas da China, com o propósito de estimular o desenvolvimento e a geração de empregos nas indústrias de Goiás.

 

Secretarias de Estado de Indústria, Comércio e Serviços/e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo